Banda de Música "A Velha" de São Cipriano
Filarmónicas de Resende

História, bandas de música e atividades

Banda de Música “ A Velha “ da Casa do Povo de S. Cipriano

A Banda de Música “ A Velha “ da Casa do Povo de S. Cipriano foi fundada em 1840, A Banda é composta por 45 executantes, e tem uma escola de música. Ao longo da sua centenária atividade, a banda participou em vários festivais e concursos e obteve várias menções honrosas.

A freguesia de São Cipriano situa-se em plena região do Douro Sul a cerca de 70Km de Viseu e a 12 km de Resende, sede do concelho, no extremo de Resende, lado sul sobranceira ao rio Cabrum. A paróquia de S. Cipriano é de instituição bastante remota, e até 1855 foi sede do extinto concelho de Arêgos. São dignas de referência a Casa da Torre da Lagariça e Ilustre Casa de Ramires com a torre medieval monumento de interesse público e o Solar dos Pintos Teixeiras – Quinta do Prado. A freguesia é também conhecida pelos seus cantares e romarias. É rica ainda em artesanato com os seus cestos de verga, artigos feitos do tear, rendas de bilros, tricô, separação do linho e outros trabalhos regionais.

“A Velha”

Banda de Música "A Velha" de São Cipriano

Banda de Música “A Velha” de São Cipriano

Banda de Música de São Cipriano “A Nova”

A Banda Musical de São Cipriano “A Nova”, ou Banda Nova, foi fundada em 1881. Terá nascido da divisão de uma banda de música existente na freguesia de São Cipriano. Tal divisão deveu-se ao facto de o Mestre da referida Banda ter emigrado para o Brasil, deixando-a entregue a um amigo. Passados alguns anos regressou e queria ser novamente o regente, provocando discordâncias entre os músicos, o que levou à divisão da Banda. Uns seguiram o antigo mestre vindo do Brasil, e outros seguiram o Mestre que o estava a substituir.

Desde então existem duas Bandas de Música em São Cipriano, a Banda Velha e a Banda Nova. Vários foram os mestres e executantes que por esta Banda passaram, tendo adquirido conhecimentos e experiências capazes para fazerem parte das bandas mais prestigiadas do País.

Em 1983, foi feita a Escritura de Constituição e aprovados os Estatutos da Associação. A coletividade possui uma Escola de Música, desde a sua fundação, de onde provem a maior parte dos músicos. A formação na Escola de Música é assegurada pelo professor Fernando Paulo Morais Teixeira, licenciado em Educação Musical, e pelo músico Manuel Pereira Silveira.

A Banda é composta por 46 elementos, sendo 40 elementos da freguesia e os restantes 6 de freguesias vizinhas.

São Cipriano é uma terra de música e de músicos, daí o dito popular: “Em S. Cipriano, quando nasce um moço, nasce um músico”.

“A Nova”

Banda de Música "A Nova" de São Cipriano

Banda de Música “A Nova” de São Cipriano

FOI NOTÍCIA

A 28 de julho de 2018, São Cipriano era notícia no Jornal “Público”: São Cipriano, a aldeia que a música divide há mais de 130 anos. “De que música és – d’A Velha ou d’A Nova?”. Nesta freguesia de Resende, pertencer a uma das bandas filarmónicas é uma questão identitária. Entre as zaragatas e os amores proibidos dos velhos e o entusiasmo dos novos, esta é a história da aldeia que nunca deixou a arte cair.”