Santa Maria da Feira e as suas tunas
Tunas do Concelho
Partituna
A Partituna – Tuna Académica do ISVOUGA é uma Tuna académica que foi criada em 1995 por um grupo de jovens estudantes do ISVOUGA. Um dos primeiro pontos altos da Partituna foi a viagem ao Brasil a convite para atuar para a comunidade de Santa Maria da Feira residente no Rio de Janeiro. Atuou em Espanha (San Sebastian, Salamanca e Madrid, entre outras cidades) e apresentou-se na República Checa (Praga).
Em Espanha a PARTITUNA tem sido uma presença assídua, deslocando-se todos os anos a este país durante uma semana para o seu já mítico retiro espiritual anual, realizado desde 2005.
Em 1996 , ao abrigo de um protocolo entre o Isvouga e a École Supérieure de Commerce et de Management em Tours, França (cidade geminada com Santa Maria da Feira), atuou na Radio Antenne Portugaise.
Em 1998 teve a honra de atuar para o Nobel da Paz, Ramos Horta, aquando da sua visita ao Isvouga.
Em 1998 foi convidada a atuar nas celebrações dos 500 anos dos Descobrimentos Portugueses no Rio de Janeiro, onde foi amavelmente recebida pela Casa da Vila da Feira e Terras de Santa Maria, tendo-se apresentado à comunidade portuguesa e feirense a residir na cidade.
Na recepção ao caloiro de 1998 foi lançada pela PARTITUNA a primeira revista de BD sobre Tunas em Portugal: a CARTUNA, tendo vendido cerca de 1000 exemplares.
Em Portugal, ganhou prémios de melhor pandeireta, melhor porta-estandarte, melhor solista, melhor interpretação musical, Tuna mais Tuna e melhor Tuna nos festivais em que participou.
Além de festivais, a Partituna pelo país de norte a sul, em bares, discotecas e festas populares.
Em 2010, atuou para para o Presidente da República Portuguesa, Cavaco Silva, aquando da sua visita do mesmo ao ISVOUGA para as comemorações do 20º aniversário do instituto que inaugurara enquanto Primeiro Ministro.
Em 2011, lançou o primeiro álbum de originais, “Noites Perdidas”.
Contactos
Correio eletrónico: geral@partituna.net
Telemóvel: 911 905 564 / 914 162 470
O projeto Reciclanda promove a reutilização, reciclagem e sustentabilidade desde idade precoce.
Com música, instrumentos reutilizados, poesia e literaturas de tradição oral, contribui para o desenvolvimento global da criança e o bem estar dos idosos. Faz ACD e ALD (formações de curta e longa duração) e dinamiza atividades em colónias de férias com crianças. Municípios, Escolas, Agrupamentos, Colégios, Festivais, Bibliotecas, CERCI, Centros de Formação, Misericórdias, Centros de Relação Comunitária, podem contratar serviços Reciclanda.
Contacte-nos:
António José Ferreira
962 942 759