Tavira e o seu folclore

Rancho Folclórico da Luz de Tavira
Folclore em Tavira

Grupos Etnográficos, Tradições e Atividades no Concelho

Região: Algarve
Distrito: Faro
Concelho: Tavira

Rancho Folclórico da Luz de Tavira

Em 1963, Otílio Dourado criou, na Casa do Povo, o Rancho Folclórico da Luz. O grupo, com baixo nível técnico e fraca atividade teve apenas a duração de dois anos. Em1966, depois de um exaustivo trabalho de recolha de trajes, antigos, danças, cantigas de trabalho e bailaricos nas eiras e festas, pesquisas em documentos antigos e testemunhos das pessoas mais idosas da região.

Em 1971 tentou-se a independência da Casa do Povo, por não se concordar com a política da mesma, tendo o grupo sido proibido de atuar e de usar o nome da Luz de Tavira. Foi então acolhido na vizinha freguesia da Fuzeta, onde se manteve por seis anos. Voltou à freguesia de origem, com o nome de Rancho Folclórico da Luz de Tavira, em 1978.

Auxiliado tecnicamente pelo grande folclorista algarvio Henrique Ramos, o rancho, com o esforço de todos os componentes, adquiriu fama e o seu prestígio levou-o aos mais importantes palcos nacionais e internacionais.

É membro efetivo da Federação do Folclore Português, da Associação de Folclore e Etnografia do Algarve, é filiado no INATEL e no Instituto Português da Juventude.

Rancho Folclórico da Luz de Tavira

Rancho Folclórico da Luz de Tavira