Banda Musical de Tavira
Músicos do Concelho de Tavira

Projeto em desenvolvimento, o Musorbis aproxima os munícipes e os cidadãos do património musical e dos músicos do Concelho.

Banda Musical de Tavira

A Banda Musical de Tavira foi fundada a 1 de dezembro de 1925. As tradições musicais na Cidade remontam a tempos muito distantes. Os seus seis conventos e as suas paróquias já celebravam as festividades e tinham a sua liturgia, onde não faltava o canto coral acompanhado a órgão de tubos e outros instrumentos. A filarmónica mais antiga foi a Banda do Regimento de Infantaria de Tavira, criado em 1803.

Em 1839, surgiu a Sociedade Filarmónica Tavirense, pertencente à Ordem Terceira do Carmo e constituída por irmãos desta Ordem. Em 1859 foi constituída a Filarmónica dos Artistas de Tavira e em 1 de janeiro de 1886, um grupo de músicos tendo à cabeça João e Francisco Leiria, criou a Filarmónica 1º de Janeiro que o público alcunha de “Os Limpinhos”. No ano seguinte outra filarmónica apareceu, a “Filarmónica 29 de Setembro”, mais conhecida pelos “Namarrais”. A rivalidade era muita. Em 1911 o Governo distribuiu as unidades militares e a Banda do Regimento foi transferida para Faro. Os Tavirenses protestaram. Em 1919, a restavam “Os Limpinhos”, que também se extinguiria pouco tempo depois. Em 1925 foi criada a Banda Musical dos Bombeiros Municipais, com 25 músicos. Ainda nesse ano, passaria a chamar-se Banda Musical de Tavira. Na sua criação está a vontade do poeta e então Presidente da Câmara Isidoro Pires.

A Banda Musical de Tavira é hoje composta por 65 elementos e é dirigida pelo Maestro Filipe Jorge de Sousa Martins Bagarrão. Tem uma Escola de Música com cerca de 75 jovens que são a garantia da continuidade da Banda.

Banda Musical de Tavira

Banda Musical de Tavira

0 comentários

Deixe um comentário

Quer participar?
Deixe a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *