Tomar e o seu folclore
Folclore em Tomar
Grupos Etnográficos, Tradições e Atividades no Concelho
- Ribatejo (Alto Ribatejo)
- Distrito: Santarém
07 grupos
- Rancho Folclórico As Lavadeiras de Asseiceira
- Rancho Folclórico de Linhaceira
- Rancho Folclórico e Etnográfico de Alviobeira
- Rancho Folclórico Os Camponeses de Minjoelho
- Rancho Folclórico Os Camponeses de Peralva
- Rancho Folclórico Os Canteiros da Pedreira
- Rancho Folclórico S. Miguel de Carregueiros
Rancho Folclórico “Os Canteiros” da Pedreira
O Rancho Folclórico “Os Canteiros” da Pedreira iniciou a atividade em 1976. É membro efetivo da Federação de Folclore Português desde 1982 e Pessoa Coletiva de Utilidade Pública desde 2001.
O grupo, com sede na freguesia de Além da Ribeira e Pedreira, concelho de Tomar, encontra-se inserido na zona do Alto Ribatejo, tenta representar, com o maior rigor possível, a cultura do Alto Ribatejo, com influências da Beira Baixa e do Alto Alentejo.
A designação “Os Canteiros”, surgiu quando o grupo se apercebeu de todo um trabalho desenvolvido pelos homens da Pedreira, mestres da arte de trabalhar a pedra, e que executaram a maioria das cantarias da zona histórica de Tomar.
As danças, cantares, trajes e tradições, que o grupo apresenta, reportam à época entre 1880 e a década de 1930, trajando os seus componentes, fatos de trabalho, domingueiro e de feira.
Da sua já longa existência, mais de 40 anos, constam participações em festivais e romarias por todo o País, bem como além-fronteiras, nomeadamente em França, Espanha, Polónia, Alemanha e República Checa.