Tomar e os seus festivais

Estágio de Páscoa da Orquestra de Sopros do Médio Tejo
Festivais de música em Tomar

Ciclos, encontros, concursos, jornadas, temporadas e festivais no Concelho

Estágio de Páscoa da Orquestra de Sopros do Médio Tejo

Sítio e inscrições: www.cantofirme.pt

Estágio de Páscoa da Orquestra de Sopros do Médio Tejo

Estágio de Páscoa da Orquestra de Sopros do Médio Tejo

Tomar a Música

Tomar a Música é um festival de música de câmara cuja primeira edição ocorre em Tomar em 2022, entre 12 e 27 de março, organização da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais com apoio da Câmara Municipal de Tomar.

Tomar a Música

Tomar a Música

Bons Sons

Sítio: www.bonssons.pt

Em 2022, decorre entre 12-15 de agosto.

O BONS SONS é o festival de música portuguesa que decorre em meados de agosto, na Aldeia de Cem Soldos, Tomar. Organizado pela associação cultural local SCOCS, o BONS SONS pretende ser uma plataforma de divulgação de música portuguesa, onde o público descobre projetos emergentes e reencontra músicos consagrados.

Mais do que um festival de música portuguesa, o BONS SONS é uma experiência única. A Aldeia de Cem Soldos é fechada e o seu perímetro delimita o recinto que acolhe 8 palcos, cada um dedicado a uma linha programática, perfeitamente integrados nas suas ruas, praças, largos, igreja e outros equipamentos.

O BONS SONS promove uma relação de proximidade com o seu público, envolvendo a população na realização do Festival. São os habitantes que acolhem e servem os visitantes, numa partilha especial entre quem recebe e quem visita, proporcionando a vivência ímpar de um evento musical. A seleção criteriosa do programa, o recinto único que é Cem Soldos e o envolvimento da população na realização do Festival são marcas que distinguem o BONS SONS da oferta cultural nacional.

A par da formação de públicos, o BONS SONS tem como principal meta o desenvolvimento local através da fixação dos mais jovens e da potenciação da economia local.

Bons Sons, Cem Soldos, Tomar

Bons Sons, Cem Soldos, Tomar

Zêzere Arts

O ZêzereArts é um festival de verão anual que decorre ao longo de 2 a 3 semanas nos fins julho/inícios de agosto, na região do Médio Tejo. Em uma década apresentou mais de 150 atuações a públicos locais e internacionais, enquanto decorriam classes de aperfeiçoamento e cursos para cantores solistas, coralistas e jovens talentosos instrumentistas de cordas. O conceito do ZêzereArts combina ensaios e aulas com a oferta de performances de alta qualidade, num ambiente animado e positivo de um tradicional festival de verão. Os estudantes beneficiam da oportunidade de preparem performances sob a orientação de músicos profissionais, professores altamente qualificados, maestros e equipa técnica. Os estudantes e os profissionais trabalham e apresentam-se em conjunto, um aspeto crucial deste conceito, atmosfera e sucesso do festival.

Uma residência intensiva de duas semanas engloba aulas individuais, ensaios de música de câmara, ensaios corais e orquestrais, assim como ensaios e encenação de produções operáticas anuais ou semestrais. Cada festival apresenta pelo menos uma atuação por dia (às vezes duas) e é um dos principais contribuintes para a vida cultural da região do Médio Tejo.

Desde 2015, o festival tem estado sob os auspícios da Musicamera Produções. Atraiu o apoio da DGPC, da DGArtes, do Convento de Cristo, dos municípios de Ferreira do Zêzere, Tomar, Vila Nova da Barquinha e Batalha, assim como do Programa Europeu de Financiamento Regional, Portugal 2020.