Trofa e os seus auditórios

Casa da Cultura da Trofa
Auditórios da Trofa

Centros de Artes e Espetáculos

Auditório da Associação Empresarial do Baixo Ave
Rua Imaculada Conceição, nº 86
4785-684 Santiago de Bougado

Auditório Junta de Freguesia de São Martinho de Bougado
Avenida de Paradela, s/nº
4785-342 S.Martinho de Bougado

Auditório Junta de Freguesia de Santiago de Bougado
Rua 16 de Maio, nº821
4785-607 Santiago de Bougado

Auditório Junta de Freguesia de S. Romão do Coronado
Rua do Horizonte, n.º1215
4745-525 S. Romão do Coronado

Auditório Junta de Freguesia de Covelas
Rua Central, nº462 – Quereledo
4785 Covelas

Auditório Junta de Freguesia de Alvarelhos
Largo Padre Manuel A. Moreira, nº 133
4745-045 Alvarelhos

Salão Nobre da Associação dos Bombeiros Voluntários da Trofa
Rua D. Pedro V
4795-Trofa

Auditório do Salão Paroquial de Alvarelhos
Rua Central de Casais (EN533)
4745- Trofa

Auditório do Fórum Trofa XXI
Rua Padre Joaquim Pedrosa 4785 Trofa

Anfiteatro ao Ar Livre da Casa da Cultura da Trofa
Av. D. Diogo Mourato – Lagoa
4785-580 Santiago de Bougado

Casa da Cultura da Trofa

O edifício da Casa da Cultura da Trofa distingue-se no Largo do Souto da Lagoa pelo seu modelo de habitação diferente, quer em forma, quer em volume, de todos os outros edifícios aí existentes. A sua fachada, revestida de azulejos verdes, desenvolve-se numa acentuada verticalidade, destacando-se a dimensão dos vãos organizados em simetria.

A história deste edifício começou na cidade do Porto, em 1867, ano em que foi aprovada a sua construção, na Rua do Laranjal. Esta rua viria, mais tarde, a ser extinta e o seu edificado demolido, na sequência do projeto de reestruturação urbanística que, no início do séc. XX, transformou o centro da cidade do Porto, dando origem à Avenida dos Aliados.

Manuel Ferreira da Silva, natural do lugar da Lagoa, da freguesia de Santiago de Bougado e negociante de madeiras na Rua da Picaria, na cidade do Porto, ter-se-á interessado pelo edifício que iria ser demolido. Adquiriu a sua fachada, desmontou-a, numerou as suas pedras e transportou-as de comboio para a Trofa. Reedificou-a no Souto da Lagoa, numa propriedade que pertencia à família, onde viveu. Crê-se que a reedificação terá ocorrido entre 1916 e 1930. A casa manteve-se na família de Manuel Ferreira da Silva até à década de 1990. Posteriormente, sofreu obras de adaptação e, em 2001, a Câmara Municipal da Trofa inaugurou a Casa da Cultura da Trofa.

O projeto de intervenção respeitou a integridade da fachada mas o interior do edifício foi totalmente adaptado à sua nova funcionalidade, apresentando-se como um espaço moderno e acolhedor que tem sido utilizado como palco de diversas manifestações artísticas e culturais. Atualmente estão instaladas a Biblioteca Municipal Prof. Doutor António Cruz (sala de leitura infanto-juvenil Matilde Rosa Araújo, sala de leitura de adultos, sala multimédia), salas de exposição, gabinete do Arquivo Municipal, Património Cultural e Desporto e Juventude. Há ainda um pequeno bar, esplanada, jardins e auditório ao ar livre.

Av. D. Diogo Mourato, Lagoa
4785-580 Trofa
Tel. 252 400 090

Fonte: Câmara Municipal da Trofa

Casa da Cultura da Trofa

Casa da Cultura da Trofa