Luciana Cruz, violinista, da Trofa
Músicos naturais do Concelho da Trofa

Projeto em desenvolvimento, o Musorbis tem como objetivo aproximar dos munícipes os músicos e o património musical.

Juliana Sousa

Juliana Sousa nasceu em 1987 na Trofa. Iniciou os estudos musicais em 1995 na classe de Órgão com o professor Mesquita, na Musical Trofa. Em 1997 ingressou no Centro de Cultura Musical – CCM – na classe de Piano com Eduardo Rocha e em 1999 é admitida na Escola Profissional Artística do Vale do Ave – ARTAVE – na classe de Violino de José Manuel Costa Santos.

Participou nas orquestras Artavinhos sob direção dos maestros Jaroslav Mikus e Francisco Ribeiro. Integra a Orquestra Artave em 2002, trabalhando com os maestros António Soares, Manuel Ivo Cruz, Vasco Pierce Azevedo, Emílio de César, Ernst Schelle, António Saiote, Juan Trillo, Ricardo Tacuchian, José Atalaya, Jean-Sebastien Béreau e Roberto Pérez.

Em 2004 ingressou na Orquestra APROARTE sob a direção do maestro Ernst Schelle. Frequentou Master Classes na ARTAVE com os professores Boris Kuniev, Aníbal Lima, Alexei Mijlin. Fora do âmbito da escola profissional frequentou classes de aperfeiçoamento com Sergey Kravchenko, Eliseu Silva e Nuno Soares.

Em 2005 ingressou na Escola das Artes da Universidade Católica do Porto – Pólo da Foz, na classe de Aníbal Lima e como membro do coro da Universidade Católica Portuguesa – Pólo da Foz, realizou concertos sob a direção de Barbara Frank. Em 2007 ingressou na Universidade de Aveiro, onde completou a Licenciatura em Ensino de Música, na classe de Zoltan Santá. Estagiou no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian.

Leia AQUI a biografia completa.

Luciana Cruz

Natural da Trofa, Luciana Cruz iniciou os estudos musicais aos cinco anos de idade em Piano. Aos doze iniciou o curso de Violino na Escola Profissional e Artística do Vale do Ave.

Licenciou-se em 2008 pela Academia Nacional Superior de Orquestra sob orientação de Aníbal Lima na classe de Violino. Em 2013 concluiu o Mestrado em Ensino da Música – Ramo Cordas/Violino (profissionalizante) na Academia Nacional Superior de Orquestra, ministrado em associação com a Universidade Lusíada de Lisboa.

Participou em cursos e classes de aperfeiçoamento e em Portugal e no estrangeiro com os docentes Gerardo Ribeiro, Blagoja Dimcevsky, Gilles Apap, Rainer Sonne, entre outros.

Desde 2006 colabora como músico convidado na Orquestra Metropolitana de Lisboa (tendo sido músico convidado permanente na temporada 2008/2009), na Sinfonietta de Lisboa e na Orquestra Sinfónica Portuguesa.

De 2010 a 2016 foi membro contratual da Orquestra Gulbenkian. Teve assim a oportunidade de trabalhar sob a direcção de vários maestros, como: Lawrence Foster, Esa-Pekka Salonen, Kirill Petrenko, David Afkham, Thomas Adès, Bertrand de Billy, Christian Tetzlaff, Augustin Dumay, Simone Young, entre outros.

Leia AQUI a biografia completa.

Luciana Cruz

Luciana Cruz, violinista, da Trofa

Luciana Cruz, violinista, da Trofa

Ricardo Ramos

Ricardo Ramos iniciou a sua formação musical na Escola ARTAVE em 1997. Prosseguiu os estudos na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto, na classe de Hugues Kesteman.

Estudou também na Musikhochschule Lübeck, na Alemanha, com Pierre Martens. Foi membro de várias orquestras juvenis e profissionais: Orquestra Portuguesa das Escolas de Música, Gustav Mahler Jugendorchester, Orquestra Juvenil da União Europeia, Bamberger Symphoniker, Philharmonisches Orchester der Hansestadt Lübeck, Orquestra Nacional do Porto, REMIX Orquestra, Orquestra das Beiras e Orquestra do Norte. Tocou sob a direção de importantes maestros como Hebert Blomstedt, Esa-Pekka Salonen, Kirill Petrenko, Michael Boder, Lawrence Foster, Michel Corboz, Ton Koopman ou Bertrand de Billy, entre outros.

Como solista, colaborou com a Philharmonisches Orchester Kiel, a Orquestra Gulbenkian, a Orquestra da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e a Norddeutsche Sinfonieta.

Leia AQUI a biografia completa.

Fonte: A informação sobre Bernardo Silva, Juliana Sousa, Margarida Silva, Ricardo Ramos, Vanessa Lima e Vera Pereira foi dada por Luciana Cruz.