Banda de Música da Trofa

Filarmónicas da Trofa

Bandas de música, história e atividades no Concelho

Banda de Música da Trofa

A Banda de Música da Trofa fez a sua apresentação no dia 3 de Março de 1951, por ocasião da feira grande da Trofa. O primeiro regente foi o Professor Aguiar do Asilo do Terço, do Porto. Em 1967, houve necessidade de se imprimir á Banda uma nova estrutura, desde a base até á cúpula, dos instrumentos até aos executantes e regência. Foi contratado novo maestro, o Professor António Oliveira Gomes, regente da Banda da Guarda Nacional Republicana e professor do Conservatório de Música do Porto. Os frutos dessa escolha, depressa apareceram.

Em 1971, sagrou-se vencedora em Lisboa, na final do 2º Concurso Nacional de Bandas Civis, uma organização da FNAT. Em 29 de Julho de 1973, deslocou-se á Paróquia de Caritel, em Espanha, para a inauguração da Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Em 1976, festejou os 25 anos de existência num programa a que se associou a Banda da Força Aérea e foi cunhada uma medalha com Enumeração Numismática, assinalando o evento.

Em 1982, deslocou-se a França, à cidade de “Le Puy”, onde arrebatou o primeiro lugar no Concurso de Bandas Internacionais, vindas de Itália, Bélgica e França, num total de 12. Em 2001, comemorou as suas Bodas de Ouro, tendo sido agraciada pela Câmara Municipal da Trofa com medalha de Ouro do Município. Associaram-se ao evento todas as autoridades Civis, Religiosas, Militares, Associações do Concelho e grande número de Trofenses e amantes da Divina arte dos sons que não deixaram de presenciar um espetáculo único com a presença e o desfile de 16 bandas de música, que se associaram à efeméride e que terminou com uma mega jantar de confraternização e que ficou assinalado com emissão de uma medalha comemorativa.

No Historial da Banda, dois nomes ficaram de referencia, o do Professor António Oliveira Gomes Jr., 25 anos na regência da Banda e o do Comendador José Costa Pereira Serra (J.Serra ) que muito contribuiu de forma generosa no apoio financeiro à Banda. A partir de 2006, foi convidado a reger a Banda de Música da Trofa o Ex- Comissário e Regente da P.S.P de Lisboa, o Maestro Alberto de Freitas, realizando um excelente trabalho durante 4 anos, tanto a nível musical como organizativo. Em 2011 a Direção promoveu a Maestro Luís Filipe Campos, conceituado trombonista da Banda.

BMT

Banda de Música da Trofa

Banda de Música da Trofa

0 comentários

Deixe um comentário

Quer participar?
Deixe a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *