Banda Municipal de Valpaços
Filarmónicas de Valpaços

História, bandas de música e atividades no Concelho

Banda Municipal de Valpaços

A Banda Municipal de Valpaços foi fundada no final do seculo XIX. Passou por períodos de dificuldade e até mesmo de extinção (entre finais da década de 50 e 1975). Em 1975, os antigos músicos regressados do Ultramar uniram esforços e reativaram-na.

Conta atualmente com cerca de 45 elementos e uma escola de música, sendo dirigida pelo Maestro Francisco José Clemente Sousa. Professor de Educação Musical, o maestro diversificou, modernizou e aperfeiçoou o repertório. A BMV representa o Município em todos os eventos culturais locais, nacionais e internacionais, destacando-se as digressões ao Luxemburgo no anos de 1999 e 2003 e a Paris em 2004.

BMV

Banda Municipal de Valpaços

Banda Municipal de Valpaços

Participou em vários encontros de bandas filarmónicas em Vila do Conde, Moreira da Maia, Chaves, Vila Pouca de Aguiar, Valpaços e Torre de Moncorvo. Foi convidada para representar a região de turismo do Alto Tâmega na feira de gastronomia de Santarém. Tocou em 2004, no Teatro Municipal de Bragança.

Em 2018, apresentou-se nas Festas de Lisboa, no Com’Paço, XI Festival de Bandas de Lisboa e no VI Festival de Música de Bandas de Gondomar.

Acompanha todos os anos as procissões das romarias mais importantes da sua região.