Valpaços e as suas filarmónicas
Filarmónicas de Valpaços
História, bandas de música e atividades no Concelho
Banda Municipal de Valpaços
A Banda Municipal de Valpaços foi fundada no final do seculo XIX. Passou por períodos de dificuldade e até mesmo de extinção (entre finais da década de 50 e 1975). Em 1975, os antigos músicos regressados do Ultramar uniram esforços e reativaram-na.
Conta atualmente com cerca de 45 elementos e uma escola de música, sendo dirigida pelo Maestro Francisco José Clemente Sousa. Professor de Educação Musical, o maestro diversificou, modernizou e aperfeiçoou o repertório. A BMV representa o Município em todos os eventos culturais locais, nacionais e internacionais, destacando-se as digressões ao Luxemburgo no anos de 1999 e 2003 e a Paris em 2004.
BMV
Participou em vários encontros de bandas filarmónicas em Vila do Conde, Moreira da Maia, Chaves, Vila Pouca de Aguiar, Valpaços e Torre de Moncorvo. Foi convidada para representar a região de turismo do Alto Tâmega na feira de gastronomia de Santarém. Tocou em 2004, no Teatro Municipal de Bragança.
Em 2018, apresentou-se nas Festas de Lisboa, no Com’Paço, XI Festival de Bandas de Lisboa e no VI Festival de Música de Bandas de Gondomar.
Acompanha todos os anos as procissões das romarias mais importantes da sua região.