Velas e as suas filarmónicas
Bandas Filarmónicas de Velas
História, bandas de música e atividades
- Banda Filarmónica de Santo Amaro
- Banda Filarmónica Sociedade União Urzelinense
- Sociedade Filarmónica Lusitânia Club Recreio Velense
- Sociedade Filarmónica Nova Aliança
- Sociedade Filarmónica Recreio Nortense
- Sociedade Filarmónica Recreio Terreirense
- Sociedade União Rosalense
Banda Filarmónica de Santo Amaro
BFSA
Banda Filarmónica Sociedade União Urzelinense
BFSUU
Sociedade Filarmónica Nova Aliança
SFNA
Sociedade Filarmónica Recreio Nortense
A Sociedade Filarmónica Recreio Nortense é uma Banda de Música de Norte Grande, concelho de Velas (Açores).
SFRN
Sociedade Filarmónica Lusitânia Club Recreio Velense
A Lusitânia Club Recreio Velense foi fundada em 18 de fevereiro de 1923. A 3 de março de 1929 foi recriada, por iniciativa do Club Recreio Velense uma filarmónica que existiu em 1880, dirigida pelo maestro Manuel José da Silveira Bettencourt, a filarmónica Liberdade, e assim nasce a “Lusitânia Club Recreio Velense – Filarmónica Liberdade”. A Banda tem cerca de 30 músicos e é dirigida pelo maestro Carlos Azevedo. Possui uma escola de música. Ao longo dos tempos, a banda tem organizado várias iniciativas como marchas, bailinhos de carnaval, e até um sexteto de sopros. Deslocou-se várias ilhas do arquipélago dos Açores.
Sociedade Filarmónica Recreio Terreirense
SFRT
Sociedade União Rosalense
A SUR foi fundada em 1935, na Freguesia de Rosais, com estatutos datados do mesmo ano. Na altura da fundação, a Filarmónica esteve localizada, primeiramente, no Lugar nas Relvas, depois, no Outeiro da Ponta e, mais tarde, no império do Senhor Espírito Santo. Só depois foi edificada a sede da Sociedade Filarmónica União Rosalense.
A SUR tocou para o General Carmona e também para o Dr. Mário Soares. Participa em eventos religiosos e culturais, nomeadamente nas Festas em louvor ao Divino Espírito Santo, nas Festas da Padroeira da Freguesia – Nossa Senhora do Rosário e na Semana Cultural de Velas. Efetua tocatas aos noivos, acompanha os funerais de sócios e de emigrantes que residiram na Freguesia. Tem cerca de 30 músicos com idades entre os 9 e os 65 anos.
Fontes: Vítor Valério Ávila