Vítor Valério Ávila, maestro
Músicos do Concelho de Velas

(Ilha de São Jorge, Açores)

Projeto em desenvolvimento, o Musorbis aproxima os munícipes e os cidadãos do património musical e dos músicos do Concelho.

  • Vítor Valério Ávila
Vítor Valério Ávila

Vítor Valério Ávila nasceu a 16 de dezembro de 1985 no Concelho de Velas na Ilha São Jorge – Açores. Aos 11 anos deu os primeiros passos musicais em trompete na Sociedade Filarmónica União Rosalense com João dos Reis e em 2002 teve aulas privadas com José Octávio Reis. No ano de 2004 deslocou-se para o Porto onde se inscreveu na Academia de Música de Costa Cabral na classe de Manuel Luís de Azevedo. No ano seguinte, entrou para o Conservatório de Música do Porto na classe do mesmo professor.

Em 2009 entrou na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco onde iniciou a Licenciatura em Música variante Trompete e posteriormente o Mestrado em Ensino de Música variante Trompete e Música de Conjunto na classe de António Quítalo.

Em 2017 foi agraciado com a Medalha de Mérito Artístico – Grau Bronze pela Junta de Freguesia de Castelo Branco.

Como instrumentista tem tocado a solo com diversos agrupamentos nomeadamente Orquestra de Cordas do Conservatório do Porto sob a direção do maestro Kamen Goleminov, Trompiteano Duo, Grupo Musical Fraternidade Pampilhosense sob a direção do maestro Pedro Ralo, Grupo de Música de Câmara da Ilha de São Jorge “Francisco Lacerda Ensemble”, recitais mistos de piano, voz e trompete acompanhado pelas pianistas Léa Roussel e Olga Lysa.

Tem participado em cursos de interpretação instrumental com pedagogos como Tristão Nogueira, Jorge Almeida, Manuel Luís Azevedo, Paulo Silva, Vasco Faria, Steven Mason, John Miller, Pierre Dutot, Jeroen Berwaerts, Per Ivarsson, Fruzsina Hara, Nenad Marcovic. Tem colaborado na organização de classes de aperfeiçoamento/oficinas de trompete nomeadamente no “I Curso de Aperfeiçoamento para Instrumentos de Sopro” da Sociedade Filarmónica Nova Aliança de Velas – São Jorge, I e II Masterclasse de Trompete da ESMF, foi professor convidado no 1º Masterclass de Trompete organizado pelo Grupo Musical Fraternidade Pampilhosense.

Vítor Valério Ávila, maestro

Vítor Valério Ávila, maestro

Como maestro já dirigiu a Orquestra&Coro Musicodesporarte – Açores, colaborou como maestro convidado no I e II “Estágio de Banda Filarmónica e Curso de Direção” do Concelho de Velas – Açores e do I e II Estágio de Orquestras da ESMF. Tem frequentado vários cursos de direção sob as orientações dos Maestros Douglas Bostock, Alberto Roque, José Rafael Pascual Vilaplana, Osvaldo Ferreira, Ferrer Ferran, José Eduardo Gomes, Jean-Marc Burfin, Felix Hauswirth, Mitchell Fennell, Shawn Smith, Tiago Alves e George Matthew.

É professor de Trompete na Academia de Música e Dança do Fundão desde 2018, professor de Trompete e Orquestra do Agrupamento de Escola n.º2 de Abrantes desde 2014 e maestro da Banda Filarmónica Cidade de Castelo Branco desde 2011.

[ Bio facultada por Vítor Valério Ávila, publicada a 22 de fevereiro de 2021 ]