Banda Filarmónica da Associação Cultural e Recreativa de Vila Flor

Filarmónicas de Vila Flor

Bandas de música, história e atividades no Concelho

Banda Filarmónica da Associação Cultural e Recreativa de Vila Flor

A Banda Filarmónica da ACRVF é composta, essencialmente, por jovens músicos naturais do Concelho de Vila Flor. Tem como principais objetivos a captação e formação de músicos, dinamizar e promover as competências de carácter musical, lúdico e pessoal, promovendo um crescimento global do músico e do Homem. Sob a direção técnica do Maestro Carlos Sampaio, faz atuações regulares em festas e romarias, encontros de filarmónicas, concertos musicais, comemorações especiais e festas tauromáquicas.

Consta que em 1862 já existia a Philarmónica de Vila Flor, no reinado do Rei D. Luís I, O Popular (1861 -1889). Na mudança do séc. XIX para o XX, terá sido seu regente Custódio de Jesus Marim, um mestre consagrado da Escola Militar, mais tarde substituído pelo amador Bernardino Smith Pires. Em 1910 ainda existiria e em 1913 tentava-se uma reorganização. Manuel Barbosa da Silva, terá sido regente entre 1932 e 1938, com uma gratificação mensal de 300 escudos.

Na década de 1940 e com a intervenção de Salazar, foi obrigada a integrar a Legião Portuguesa para poderem receber novos fardamentos e apoios financeiros, substituindo apenas os Corpos Gerentes por pessoas da confiança da União Nacional. Contudo, na década de 1950, veio a extinguir-se, só reaparecendo em 1981, através da fundação da Associação Cultural e Recreativa de Vila Flor, com a aquisição de um novo instrumental, num valor total de 2.000 contos.

Atualmente, a Banda Filarmónica de Vila Flor é constituída por 44 elementos. Percorre anualmente dezenas de localidades, tanto para concertos, como para arruadas ou procissões, participando também em vários festivais de Bandas Filarmónicas dos Distritos de Vila Real e Bragança, Casa da Música no Porto e comemorações da Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro em Lisboa, entre outros eventos.

Banda da ACRVF

Banda Filarmónica da Associação Cultural e Recreativa de Vila Flor

Banda Filarmónica da Associação Cultural e Recreativa de Vila Flor

0 comentários

Deixe um comentário

Quer participar?
Deixe a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *