Vila Verde e as suas escolas de música
Escolas de música no Concelho
Ensino especializado de música
Academia de Música de Vila Verde
A Academia de Música de Vila Verde (AMVV) é o principal pilar da Associação Cultural e Musical de Vila Verde (ACMVV), que tem vindo a desenvolver projetos no âmbito da Música, da Formação Profissional e do Desporto.
Em 1982, foi fundada sob a alçada da Câmara Municipal de Vila Verde a única Escola de Música do Concelho, que, na altura, abriu as portas com mais de seiscentas inscrições.
Em 1995, para tornar independente a Escola de Música, foi constituída a Associação Cultural e Musical de Vila Verde, que assumiu a continuidade do ensino da música com aulas de variados instrumentos e formação musical. Graças ao trabalho desenvolvido, rapidamente, este ensino proliferou em todo o Concelho, garantindo o acesso a todos os habitantes, através de polos em Pico S. Cristóvão, Goães, Covas de Aboim, Ponte, Atães, Lage e Freiriz. Posteriormente, estes polos tornaram-se autónomos e, consequentemente, o número de alunos na sede reduziu.
A Escola de Música foi sofrendo, desde o seu início, diversas alterações orgânicas e funcionais, conducentes ao seu processo de maturação, tendo assumido em 2005, através da atribuição da autorização definitiva DREN/ nº 186, por parte do Ministério da Educação, a denominação de Academia de Música de Vila Verde.
Durante o ano de 2005 e 2006, na sequência da oficialização, a profissionalização e o rigor de funcionamento de todos os serviços nos três regimes de ensino articulado, supletivo e livre, impôs a criação de um corpo administrativo e pedagógico sólido, constituído por dezasseis professores e cinco colaboradores com contratos de Prestação de Serviços.
Fonte: AMVV
Em 2024, a Academia de Música de Vila Verde expressou profundo agradecimento à Professora Teresa Lago, que generosamente ofereceu uma valiosa coleção de obras de grandes compositores à instituição. Esta doação enriquece o acervo da Academia e perpetua o legado musical da família Lago. José Soares Lago, pai de Teresa Lago, como músico dedicado, deixou a sua marca na história da Banda Filarmónica de Vila Verde, tocando trompa de harmonia e desempenhando papéis de grande relevância na instituição.
O projeto Reciclanda promove a reutilização, reciclagem e sustentabilidade desde idade precoce.
Com música, instrumentos reutilizados, poesia e literaturas de tradição oral, contribui para o desenvolvimento global da criança e o bem estar dos idosos. Faz ACD e ALD (formações de curta e longa duração) e dinamiza atividades em colónias de férias com crianças. Municípios, Escolas, Agrupamentos, Colégios, Festivais, Bibliotecas, CERCI, Centros de Formação, Centros de Relação Comunitária, podem contratar serviços Reciclanda.
Contacte-nos:
António José Ferreira:
962 942 759