Banda de Música de Vila Verde
Filarmónicas de Vila Verde

Bandas de música, história e atividades no Concelho

  • Banda Musical de Aboim da Nóbrega
  • Banda Musical de Vila Verde
Banda Musical de Aboim da Nóbrega

Não se sabe ao certo a data da fundação da Banda de Música de Aboim da Nóbrega. O documento mais antigo é uma partitura com cerca de 200 anos, mas julga-se que a banda de música será mais antiga. Segundo os dizeres de pessoas mais velhas e outras já falecidas, a Banda de Música de Pedregais foi fundada no ano de 1735, nessa data a Banda de Música de Aboim da Nóbrega já existia. Segundo relatos de algumas personalidades, a Banda Musical de Aboim da Nóbrega já animava as festas em Santo António Mixões da Serra, local que possui coretos datados do século XVI onde se pensa que a banda já atuava nessa época.

A Banda encontra-se num processo de rejuvenescimento dinamizado e potenciado pela sua escola de música, coro e orquestra juvenil. Manuel João da Rocha, falecido no ano de 2006, foi Presidente desta Banda de Música cerca de 35 anos. O atual Presidente é Carlos António de Sousa Alves.

Banda Musical de Aboim da Nóbrega

Banda Musical de Aboim da Nóbrega

A banda, atualmente, é constituída aproximadamente por cerca de 50 elementos. É formada maioritariamente por músicos da freguesia, jovens entre os 11 e 23 anos, na sua maioria. A direção artística da banda ao cargo do maestro José Duarte Carvalhosa desde 2008, que sucedeu ao maestro Joaquim Mendes. Salienta-se a frequência da Academia de Música Fernandes Fão, Pólo de Ponte de Lima, por parte de alguns dos alunos da escola de música da banda. Inserem-se também na coletividade a escola de música, o coro e a orquestra juvenil.

Banda Musical de Vila Verde

A Banda Musical de Vila Verde foi fundada em 31 de outubro de 1936, com a denominação de Banda dos Bombeiros Voluntários, sob a regência de Abílio Silva. Em 1939, a Banda adquiriu uma nova dinâmica e passou a denominar-se Banda Municipal de Vila Verde. Em 1955 a regência da Banda passou a ser feita pelo Maestro Ferreira Pais e, em 1969, a Banda foi suspensa.

Em 1972, António Fernandes Soares Marinho, José Soares da Silva Lago, Manuel Augusto e António Fernandes do Lago, criaram os Estatutos Legais e a associação passou a ser denominada Banda Marcial de Vila Verde mas, em 1974, foi suspensa por motivos de saúde do seu maestro. Em 1981, retomou a atividade com a denominação de Sociedade de Educação e Recreio Banda Musical de Vila Verde. Alexandre Fonseca, Filipe Lopes da Silva, Agostinho Fonseca, António Ferreira da Silva foram alguns dos regentes da Banda.

Em 2010, a Banda Musical de Vila Verde gravou o seu primeiro trabalho discográfico “Primum”. Em 2012, a convite do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, a Banda Musical de Vila Verde, deslocou-se ao Palácio de Belém para tocar e cantar as Janeiras. A Banda Musical de Vila Verde é constituída por 60 músicos efetivos, na sua maioria jovens. A Direção Artística está a cargo de Óscar Emanuel Vilhena Gonçalves.

Banda de Música de Vila Verde

Banda de Música de Vila Verde

0 comentários

Deixe um comentário

Quer participar?
Deixe a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *