Braga e os seus auditórios
Auditórios de Braga
Salas de espetáculo do Concelho
gnration
Resultante da Braga 2012 – Capital Europeia da Juventude, o gnration é um espaço de criação, performance e exposição no domínio da música contemporânea e da relação entre arte e tecnologia.
Através de uma estratégia sustentada e de permanente abertura à comunidade, o gnration é polo aglutinador de dinâmicas culturais e criativas, assumindo-se como um espaço orientado para a sensibilização e formação de novos públicos, expondo-os a práticas artísticas relevantes à luz de uma perspetiva contemporânea e cosmopolita. A programação cultural do gnration assenta em dois pilares fundamentais, passíveis de serem encarados de forma independente ou articulada. A Música Contemporânea e a relação entre Arte e Tecnologia são o mote para a programação de atividades de perfil performativo, expositivo e educativo.
Música contemporânea: o gnration implementa um programa de Música Contemporânea que, complementando as estruturas com programação regular na cidade de Braga, ofereça conteúdos únicos, de elevada qualidade e relevância artística. A incidência da programação não se rege por géneros ou catalogações estilísticas mas por critérios estéticos e qualitativos, numa perspetiva de construção de uma identidade programática forte e com potencial de atração de diversos tipos de público, de dentro e de fora da cidade de Braga.
Artes e tecnologia: a tradição da cidade de Braga no domínio da inovação e novas tecnologias ao nível académico e empresarial tem sido, nos últimos anos, expandida para o domínio artístico, culminando com a atribuição do título de Cidade Criativa da UNESCO para as Media Arts. A relação entre Arte e Tecnologia é um eixo estruturante para a cidade e o gnration assume-se como principal agente dinamizador neste domínio. O gnration desenvolve um trabalho regular de disseminação da relação entre arte e tecnologia através da programação de exposições, concertos/performances e serviço educativo direcionados a um público diverso e abrangente, contribuindo para afirmar Braga como uma referência internacional na área.
Integra a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.
Fonte: RTCP
gnration, Braga, créditos Adriano Ferreira
Theatro Circo
Polo central da programação cultural de Braga e referência no meio artístico nacional, o Theatro Circo destaca-se enquanto promotor de uma oferta cultural diversificada, abrangente e identitária de um espaço emblemático com mais de um século de história.
Inaugurado em 1915, fruto da iniciativa de um conjunto de ilustres bracarenses, afirmou-se de imediato como estrutura capaz de acolher os maiores eventos de teatro, circo, cinema, dança ou música.
Ao longo de mais de um século de existência, o Theatro Circo evoluiu ao ritmo de uma sociedade e de um mundo artístico em constante movimento e, após um intenso processo de recuperação que se prolongou por sete anos, reabriu em 2006, devolvendo ao público uma sala de imponência invulgar e de beleza arquitetónica difícil de suplantar, tecnicamente atualizada com equipamentos de vanguarda, onde assistir a um espetáculo se transforma numa experiência sensorial única.
Tendo por base os inalienáveis critérios de qualidade e ecletismo, a programação do Theatro Circo pretende-se atrativa e capaz de fidelizar públicos tendencialmente mais heterogéneos, agregando o acolhimento de artistas consagrados à apresentação de projetos emergentes, incentivando os públicos a conhecerem as novas tendências e o que de melhor e de mais recente se faz nas mais variadas artes de palco.
Integra a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.
Fonte: RTCP
Theatro Circo, créditos We Braga