Coreto do Parque da Ponte, Braga
Coretos no Concelho de Braga

No Santuário do Bom Jesus, em Braga, há três coretos, em diferentes locais.

Bom Jesus do Monte

Coreto

Coreto do Bom Jesus, Braga

Coreto do Bom Jesus, Braga

O coreto em frente à Casa das Estampas, no Bom Jesus do Monte, na esplanada do templo, foi construído em finais da década de 1920. A Mesa da Confraria aproveitou os desenhos e a memória descritiva que o arquiteto Raul Lino tinha apresentado uma dúzia de anos antes. Mas pedindo de novo uma opinião a Raul Lino, este aconselhou a utilização de granito na obra, ao invés de metal. A Confraria vendeu a parte metálica no coreto para São Bento da Porta Aberta e mandou construir um conjunto com oito colunatas de granito em 1930-1932. Uma placa presta homenagem ao benemérito Bernardo Sequeira que contribuiu para a construção. O coreto serviu de palco às festas anuais do Espírito Santo que costumavam atrair os bracarenses em romaria ao Bom Jesus. Estes festejos constituíam um dos principais atrativos do Bom Jesus mas perderam fôlego até desaparecerem do calendário das festas bracarenses. Recentemente a Confraria do Bom Jesus retomou a tradição.

Coreto

Coreto por cima da gruta do Bom Jesus, Braga

Coreto por cima da gruta do Bom Jesus, Braga

A 23 de maio de 1912, por cima da gruta de Ernest Korrodi, foi erguida uma armação de ferro para a execução do coreto. O coreto tem as suas armações feitas de modo a imitar madeira, como se pode ver em outras armações no parque. Tem formato octogonal e no chão uma rosa dos ventos com a data 2 de janeiro de 1914.

Coreto

Coreto junto ao lago do Bom Jesus, Braga

Coreto junto ao lago do Bom Jesus, Braga

Resguardado entre árvores, o coreto junto ao lago tem tem a forma octogonal. Na sua construção foram utilizados a madeira e o metal pintados de vermelho.

Avenida Central

Anteriormente conhecida por Avenida dos Combatentes, a Avenida Central é uma das principais avenidas de Braga, no centro histórico da cidade, freguesia de São José de São Lázaro.

Coreto

Coreto da Avenida Central, Braga

Coreto da Avenida Central, Braga

Parque da Ponte

O Parque da Ponte, ou Parque de São João da Ponte, é um parque urbano de Braga. Localizado no fim da Avenida da Liberdade, o parque está dividido em quatro partes, a parte exterior, a parte interior, o Complexo Desportivo da Ponte e o Parque de Campismo da Ponte.

Coreto

Coreto do Parque da Ponte, Braga

Coreto do Parque da Ponte, Braga

0 comentários

Deixe um comentário

Quer participar?
Deixe a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *