Alcanena e o seu folclore

Rancho Folclórico do Covão do Coelho
Folclore em Alcanena

Tradições, atividades e grupos folclóricos do Concelho

  • Rancho Folclórico de Gouxaria
  • Rancho Folclórico e Cultural do Covão do Coelho
Rancho Folclórico do Covão do Coelho

O Rancho Folclórico do Covão do Coelho, sediado no lugar do Covão do Coelho, foi fundado a 12 de setembro de 1980. É um dos mais legítimos representantes do folclore da região norte do Ribatejo. É membro da Federação Portuguesa de Folclore e está inscrito no INATEL. O seu vasto trabalho de recolha a todos os níveis, desde as danças e cantares, de predominância burguesa, aos trajes, à gastronomia, às expressões de índole religiosa e à etnografia agrícola constituem a base das suas atuações.

O Rancho tem tido atuações do maior relevo na região e por todo o país, e preocupa-se em desenvolver culturalmente a localidade, para o que promove conferências e encontros de folcloristas, cantar as Janeiras de porta em porta entre o Natal e os Reis, e cantar igualmente às almas na Sexta feira santa. Realiza ainda anualmente um Festival de Folclore. As suas danças são essencialmente fadinhos, passos de quatro, verde gaios, modas a dois passos e fandango.

Os seus trajes tentam aproximar-se dos costumes locais, assentando em cotins e riscados de uso prevalente no verão, serrubeco, riscadilho e fazendas grossas no inverno. O homem usa calça e colete de fazenda, serrubeco ou cotim, chapéu ou barrete, sapatos de carneira com tacão de prateleira e cinta. Cor preta, exceto a camisa, que é branca de linho ou popelina, no traje domingueiro, e de riscado nos trajes de semana. A mulher veste saia de riscado geralmente escura, blusa de chita, meias de algodão castanho, sapatos de carneira amarela e lenço de cachené na cabeça. No inverno as saias são de riscadilho ou estamenha e, pela cabeça, além do lenço, uma saia preta de fazenda. Completa com uma algibeira de lado, e avental também de riscado.

Em 2019, realizou-se em Alcanena o XXXII Festival Internacional de Folclore de Alcanena. Em representação do concelho de Alcanena estarão o Rancho Folclórico de Gouxaria, Rancho Folclórico e Cultural do Covão do Coelho e o Jogo do Pau de Espinheiro.

RFCC

Rancho Folclórico do Covão do Coelho

Rancho Folclórico do Covão do Coelho

Fontes do Musorbis Folclore:

No Musorbis foram revistos todos os historiais de grupos etnográficos. Para facilitar a leitura, foram retirados pormenores redundantes e subjetivos, e foram corrigidos erros de português.

Destaque o seu grupo!

Destaque Musorbis

Destaque Musorbis

Para inserir um grupo ou historial em falta, envie para Meloteca@meloteca.com: será inserido gratuitamente. A fotografia em destaque neste momento é aleatória. Para ter foto destaque, contactos atualizados e estar no topo durante um ano opte pelo “Destaque Musorbis” (10€).