Évora e os seus festivais

Festival Internacional de Órgão de Évora
Festivais em Évora

Ciclos, encontros, temporadas, cursos, concursos e festivais de música e dança no Concelho

Prémio de Composição 2.ª Escola de Música | Eborae Mvsica

A “Eborae Mvsica” – Associação Musical de Évora promove a 5ª edição do Prémio de Composição “2ª Escola de Évora| Eborae Mvsica”, podendo os concorrentes entregar as suas obras até ao dia 30 de Agosto de 2024. Pretende-se homenagear o legado da Escola de Évora do Renascimento e estimular a criação musical contemporânea portuguesa, na vertente da música coral a cappella.

O júri é constituído por Eurico Carrapatoso, João Francisco Nascimento e Pedro Faria Gomes.

Haverá apenas um prémio no valor de 2.500,00€ e não é necessário efetuar a inscrição.
As obras musicais concorrentes deverão ser composições inéditas, para coro misto a cappella e deverão durar entre sete e doze minutos. O prémio da obra vencedora será entregue durante o concerto de apresentação da obra.

O Regulamento pode ser consultado em eboraemusica.pt.

As obras deverão ser enviadas, até 30 de agosto de 2024, para: EBORÆ MVSICA, Apartado 2126, 7001-901 Évora, de acordo com as instruções do Regulamento; Informações: telefone: 266 746 750; telemóvel: 965 740 270

Prémio de Composição 2.ª Escola de Música | Eborae Mvsica

Prémio de Composição 2.ª Escola de Música | Eborae Mvsica

Festival Internacional de Órgão de Évora

O 1º Festival Internacional de Órgão de Évora – FIOE surge na sequência do avultado investimento feito na recuperação dos órgãos históricos pela igreja de S. Francisco, de Évora e igreja do Espírito Santo.

O festival pretende ser um grande evento, em que todos os órgãos serão tocados por organistas de carreira sólida e de referência internacional e nacional, bem como divulgar o trabalho de jovens organistas com a possibilidade de manifestar a qualidade da sua arte.

Irão ser escritas novas obras para os 4 órgãos de S. Francisco, pois o repertório para este tipo de agrupamento é escasso.

Os concertos, no total de onze, serão a solo ou com os mais diversos conjuntos vocais e instrumentais. Pretende ainda dar a conhecer o trabalho dos músicos que profissionais ou amadores, exercem a sua atividade localmente ou que de Évora são naturais.

Os concertos decorrem ao longo de aproximadamente um ano com início a 15 de outubro de 2023 e término a 14 de julho de 2024. Este é o festival que mais puramente se relacionará com a cultura do património material e imaterial de Évora.

Construídos entre os séculos XVI e XIX, e com uma história que abrange 322 anos, os órgãos da cidade de Évora têm reconhecimento nacional e internacional.

A nível nacional, Évora assume extraordinária importância ao possuir o mais antigo conjunto de dois órgãos da Europa que datam de 1562 e que se encontram na , um deles recuperado. Existem também órgãos da escola Hamburguesa de Arp Schnitger que datam de final do século XVII e primeira metade do século XVIII, da autoria de Hulenkampf. A cidade tem ainda um dos mais importantes conjuntos de órgãos do genovês Pascoal Caetano Oldovino, construídos para as mais significativas igrejas da cidade e reunidos na igreja de S. Francisco.

Por fim um órgão romântico francês de Aristide Cavaillé-Coll de 1884, que se encontra na Igreja do Espírito Santo. As instituições responsáveis pelos instrumentos, têm feito um investimento necessário e significativo para conservar e recuperar os órgãos. A Igreja de S. Francisco entre 2018 e 2022 recuperou os quatro instrumentos da sua responsabilidade, criando um espaço onde pela primeira vez no Alentejo se podem escutar quatro órgãos do mesmo organeiro, em conjunto.
O Cabido Eborense executou uma obra de conservação necessária no órgão renascentista e restaurou o órgão Barroco.

A igreja do Espírito Santo restaurou também o seu instrumento romântico de Cavaillé-Coll, num trabalho de resultado primoroso e brilhante.

Todos os restauros foram feitos por organeiros com as mais altas competências internacionais e especialistas nas especificidades da época de cada um dos instrumentos.

Festival Internacional de Órgão de Évora

Festival Internacional de Órgão de Évora

Ciclo de Concertos “Música e outras Artes nos Claustros”

A Associação Eborae Mvsica realiza no mês de julho de 2023, o XXIV Ciclo de Concertos “Música e outras Artes nos Claustros”, atividade marcada pela originalidade, articulando a música com diferentes formas de expressão artística. A Organização está a cargo da Associação Eborae Mvsica, estrutura financiada pelo Ministério da Cultura – DGArtes.

No final da semana será possível assistir aos dois últimos concertos deste ciclo de concertos: dia 29 de julho, às 21h30, Mar Morán (soprano), vencedora da 7º edição do Prémio José Augusto Alegria, em 2022, acompanhada ao piano por Aurelio Viribay. No dia 31 de julho, às 21h30, termina o ciclo com o “Ensemble Alorna” – Tera Shimizu (violino I e direção artística), Miguel Simões (violino II), Jorge Teixeira (viola de arco), Raquel Reis (violoncelo), Cândida Matos (cravo), Manuel Rego (contrabaixo), Helena Raposo (tiorba) e Catarina Costa e Silva (bailarina).

Ciclo de Concertos “Música no Inverno”

Organizado pela Associação Eborae Mvsica, o Ciclo de Concertos “Música no Inverno” (XVIII em 2022) visa promover eventos musicais que possam contribuir para qualificar a oferta cultural a nível do Turismo Cultural. Pretende aprofundar a relação entre o património construído em Évora, e a adequação de uma oferta musical regular à fruição pelo público e à participação de grupos musicais regionais, nacionais e estrangeiros.

Ciclo de Concertos Música no Inverno

Ciclo de Concertos Música no Inverno

Jornadas Internacionais Escola de Música da de Évora

Sítio: jornadaseborae.com

Com oficinas de música coral, palestras e concertos, as Jornadas Internacionais Escola de Música da de Évora são um evento organizado pela Eborae Mvsica – Associação Musical de Évora, com o intuito de divulgar a Obra dos Mestres da Escola de Música da de Évora. As JIEMSE contam em 2022 com 24 edições.

Jornadas Internacionais Escola de Música da Sé de Évora

Jornadas Internacionais Escola de Música da de Évora

Prémio José Augusto Alegria

O Prémio José Augusto Alegria é um Concurso para Jovens Intérpretes – Canto e Piano, com 7ª edição em 2022, organizado pela Associação Eborae Mvsica. O Concurso tem como referência e patrono o Cónego Dr. José Augusto Alegria, que nos legou uma importante Obra Musical centrada no estudo e investigação das várias vertentes da “Escola de Música da de Évora”, séculos XVI e XVII. Os objectivos são o estímulo ao estudo da Música e à elevação dos níveis de desempenho, o desenvolvimento do gosto pela Música, a promoção de intercâmbio de aprendizagens e homenagear e dar a conhecer o patrono do prémio, Cónego José Augusto Alegria.

Prémio José Augusto Alegria 2022

Prémio José Augusto Alegria 2022

Ciclo de Concertos “A Quaresma na Escola de Música da de Évora”

A Associação Eborae Mvsica promoveu o XX Ciclo de Concertos “A Quaresma na Escola de Música da de Évora” nos dias 12 e 19 de março de 2022, no Convento dos Remédios, na avenida de São Sebastião, em Évora.

A Polifonia da Escola de Música da de Évora, séculos XVI , XVII e XVIII é constituída por peças que eram interpretadas nas missas como parte integrante do ritual religioso. De acordo com o calendário religioso a Quaresma assume-se como o período relevante onde esta temática tornava necessário a existência de um vasto conjunto de peças musicais para as cerimónias. Daí que exista um vasto reportório dedicado à Quaresma, com grande qualidade, que justifica e fundamenta este Ciclo de Concertos “A Quaresma na Escola de Música da de Évora”.

Coro Polifónico Eborae Mvsica

Coro Polifónico Eborae Mvsica

Ciclo de Concertos “Musicando”

O Ciclo de Concertos “Musicando – Animação de Sítios Históricos Classificados” (7ª edição em 2021, abrangendo os Concelhos de Évora, Arraiolos e Mora) é um programa de animação de sítios históricos classificados valorizando simultaneamente o património material e imaterial. Pretende-se manter um circuito que leve com regularidade atividades musicais e culturais a estes locais aumentando os fluxos turísticos e a sua fruição cultural em articulação com uma oferta de animação artística. A criação de novos públicos para a música a partir de ações de descentralização que conjuguem a sensibilidade das Câmaras Municipais com repertórios adequados aos espaços e gostos musicais. Integram estes programas intérpretes nacionais e da região oferecendo a música coral, a música de câmara, o acordeão, o dixie e os instrumentos de sopro, num leque que percorre os vários períodos e as várias estéticas musicais.

Festival Imaterial

Sítio: festivalimaterial.pt

Em 2014, a Unesco acolheu o cante alentejano na sua rigorosa e preciosa listagem de expressões locais elevadas a Património Imaterial da Humanidade. Ao fazê-lo, colocava a música mais profundamente enraizada no Alentejo na companhia do fado, do flamenco e de vários outros géneros musicais planetários que devem ser protegidos e valorizados. Músicas, afinal, que fazem parte da História dos povos, que os definem e identificam, que ajudam a contar as suas vidas e a fixá-las naquilo que têm de único. Músicas que sobrevivem através da transmissão direta entre gerações e fornecem a novas gerações uma cartografia que sinaliza de onde vêm e a herança identitária que lhes é passada.

No caso do cante alentejano encontramos, com facilidade, a representação da vida comunitária e social da região, a relação com o trabalho, o imenso respeito pela terra e pela Natureza, a partilha dos afetos, a celebração dos costumes ou o temor à morte. E este é um exemplo flagrante de como a música acontece, na sua expressão popular, em direta relação com o espaço. Espelha-o, imita-o, prolonga-o.

O Imaterial parte dessa noção aguda de que a música existe no espaço e dialoga com ele. De que as culturas se relacionam mesmo quando podem ignorá-lo. A pretexto deste lugar, que é Évora, em que o Património Imaterial se encontra de forma tão clara com o Património Material que a UNESCO também reconheceu em 1986, a cidade, a sua envolvência e toda a região do Alentejo Central tornam-se o palco perfeito para que as músicas que são património da humanidade se apresentem em lugares carregados de História e possam com cada um deles encetar um diálogo único que nos será dado a escutar. Um diálogo entre culturas distintas, entre passado e presente, entre património edificado e património que só existe dentro dos seus intérpretes, em busca de um reconhecimento do outro e de valorização das diferenças.

Imaterial conta, a partir da sua primeira edição, com uma Conferência sobre Património Imaterial da Humanidade que juntará vários dos maiores especialistas mundiais nesta matéria, acolhendo ainda uma série de conferências paralelas que debaterá o património tanto imaterial quanto edificado, e a relação contemporânea com as heranças regionais.

Ao longo de três dias, preenchidos por conferências, mesas redondas, oficinas, speedmeetings e showcases, as músicas de raiz e expressão ibérica mostram-se a um amplo conjunto de programadores, agentes, promotores, produtores, editoras, técnicos e jornalistas de todo o mundo.

Festival Imaterial, Évora

Festival Imaterial, Évora

Festival Internacional de Percussão de Évora

Facebook: ConservatorioRegionalEvora

O Festival Internacional de Percussão de Évora é um evento promovido pela Associação e o Conservatório Regional de Évora “Eborae Mvsica”, com A direção Artística de Vasco Ramalho. A 4ª edição do FIPE está agendada para 5, 6 e 7 de novembro de 2021, no Convento dos Remédios.

Festival Música Contemporânea Évora

A programação deste festival reflete o carácter abrangente da música erudita contemporânea cujas raízes mais próximas se encontram na música do séc. XX.

Em 2021, o Festival de Música Contemporânea de Évora decorreu de 15 a 17 de outubro, com 4 concertos, 1 Teatro Musical Comunitário, 1 Residência Artística e momentos musicais pela cidade. O programa foi levado a cabo por cerca de duas dezenas de músicos de elevado reconhecimento nacional e internacional.

Festival de Música Contemporânea de Évora

Festival de Música Contemporânea de Évora