Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento
Coros de Alvito

Grupos e atividade coral no Concelho

  • Associação do Grupo de Cante Coral Alentejano de Alvito
  • Grupo Coral “Amigos do Cante”
  • Grupo Coral e Instrumental “Campos do Alentejo”
  • Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento
Associação do Grupo de Cante Coral Alentejano de Alvito

A “Associação do Grupo de Cante Coral Alentejano de Alvito” surgiu espontaneamente após o 25 de Abril, com o fim da ditadura e da censura e com a instauração da liberdade da expressão em Portugal.

Alguns homens de Alvito começaram a juntar-se nas tabernas como já era costume, não só para beber uns copos e conviverem uns com os outros, mas também para cantarem umas “modas” alentejanas. Foi devido a esses “convívios” que um grupo de homens se juntou e decidiu formar um grupo coral ao qual dariam o nome de “Associação do Grupo de Cante Coral Alentejano de Alvito”.

Após alguns homens terem tomado a iniciativa de formarem um grupo coral, dirigiram-se então a Casa do Povo de Alvito e ai tomaram a decisão final. E assim nasceu a “Associação do Grupo de Cante Coral Alentejano de Alvito”, a 11 de maio de 1976, sendo a sua primeira sede na Casa do Povo de Alvito, para o grupo estar sempre preparado para eventuais atuações, ensaiavam periodicamente no Castelo.

Atualmente o grupo tem a sede numas instalações cedidas pela Câmara Municipal de Alvito em 1988, que se situam na rua da Pereira nº 6. O Grupo Coral reúne-se todas as sextas na sua sede para ensaiar as suas “modas”, sede que tem um museu etnográfico.

A “Associação do Grupo de Cante Coral Alentejano de Alvito” hoje em dia é composta por vinte homens e três mulheres, que são frequentemente solicitados para atuarem em encontros de grupos corais, festas de câmaras, Ovibeja.

Associação do Grupo de Cante Coral Alentejano de Alvito

Associação do Grupo de Cante Coral Alentejano de Alvito

Nas suas atuações usam a tradicional farda “Domingueira” que se usava antigamente.

Grupo Coral “Amigos do Cante”

O Grupo Coral “Amigos do Cante” foi fundado em 04 de dezembro de 2002 tendo como membro fundador e primeiro presidente José Luís Fragoso.

No início, o Grupo Coral “Amigos do Cante” teve cerca de 18 elementos. Após alguns ensaios, tomou-se a decisão de legalizar o Grupo, e dai nasceu Associação do Grupo Coral Amigos do Cante de Alvito com o objetivo de preservar e divulgar o cante alentejano.

O Grupo Coral Amigos do Cante tem cerca de 22 elementos todos do sexo masculino.

Desde a data da sua fundação o Grupo Coral Amigos do Cante, tem participado em diversas atividades promovidas pelo Município de Alvito, nomeadamente nas Comemorações do 25 de Abril e Feira dos Santos. Tem mantido várias atuações de norte a sul do país e em Espanha.

Grupo Coral "Amigos do Cante"

Grupo Coral “Amigos do Cante”

O grupo Coral Amigos do Cante tem por hábito comemorar o seu aniversário na primeira quinzena de setembro, que se baseia fundamentalmente num encontro de Grupos Corais.

Grupo Coral e Instrumental “Campos do Alentejo”

Inserido na Associação dos Bombeiros Voluntários de Alvito, o Grupo Coral e Instrumental “Campos do Alentejo”, tem como objectivo a criação, preservação e divulgação da música do Alentejo.

Foi fundado em 1983. Interrompendo a atividade em 1990, sendo nesta primeira fase constituído por 14 elementos de ambos os sexos.

Em 1994, o grupo reapareceu com uma formação de 12 elementos masculinos, praticamente a mesma que mantem até hoje.

O Grupo Campos do Alentejo atualmente é formado por 13 elementos, todos eles do concelho de Alvito. Além de ter feito seis gravações, o grupo tem mantido sempre uma boa aceitação por parte do público. Tem mantido sempre nos seus trabalhos modas características da região. Em todos os trabalhos que o grupo já gravou encontram-se letras e músicas originais, sempre fazendo referência ao Alentejo.

Grupo Coral e Instrumental “Campos do Alentejo”

Grupo Coral e Instrumental “Campos do Alentejo”

Trabalhos editados: de 1983 a 1990 “Pombinha”; “Vila Branca”; “Alvito”. De 1994 a 2006 “Horizontes”; “Memórias”; “Todo o Alentejo”. Com base nestes trabalhos discográficos, o grupo realiza, um espetáculo com grande qualidade envolvendo toda a cultura Alentejana.

Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento

O Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento, criado há mais de três décadas, é herdeiro de uma longa tradição há muito reconhecida na região como “terra de bons cantadores”.

O grupo, com idades compreendidas entre os 16 e os 93 anos, representa com distinção o Cante Alentejano – considerado em 2014 Património Cultural e Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Desde a fundação em 1986, o Rancho não mais cessou a sua atividade, que tem prestigiado a sua vila, região e país através de atuações um pouco por todo o mundo, do Brasil, aos EUA, da China (Macau), à Alemanha, passando por diversos países europeus como Espanha, França e Bélgica.

Paralelamente tem atuado em palcos nacionais, como os Coliseus, Culturgest ou o Teatro Nacional de São Carlos. Desafiado por António Zambujo, o Rancho de Cantadores gravou em 2016 um álbum homónimo, que atingiu o Galardão de Ouro, produzido por Ricardo Cruz, que retrata de maneira exemplar o seu percurso, princípios e valores mas sobretudo a qualidade dos seus intérpretes, evidenciando a coesão e força que se funde humilde e harmoniosamente na unidade do grupo.

São continuadores de uma antiga tradição que terá surgido na agricultura, quando grupos de homens e mulheres humanizavam a sua faina entoando, em conjunto, as belas modas do cancioneiro alentejano. Cantavam não só a dureza da vida mas também a beleza da natureza envolvente. Com o desaparecimento da agricultura extensiva, o cante adaptou-se a esta nova situação, tornou-se outro, cantando uma realidade que já não existia, passando assim de vivencial a evocativo e subsistindo, sobretudo, no local onde os homens se podiam juntar: a taberna.

Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento

Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento

Foi numa taberna, à volta de uma garrafa de vinho, que um grupo de amigos cantando, e bem, as modas desta terra, se organizou para criar o Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento.

[ Dados fornecidos pela Câmara Municipal de Alvito ]