Beja e os seus auditórios

Pax Julia Teatro Municipal, Beja

Auditórios de Beja

Salas de espetáculo do concelho de Beja

Pax Julia Teatro Municipal

O Pax Julia – Teatro Municipal é um equipamento cultural da cidade e do concelho de Beja com uma forte presença na memória dos cidadãos.

A ideia de construir um teatro em Beja remonta a meados do século XIX, quando um grupo de habitantes da cidade constituiu a Sociedade Teatral Bejense e adquiriu uns edifícios anexos ao Convento de Nossa Senhora da Conceição (Hospício e Igreja de Santo António). Após um longo processo de construção, o Teatro Pax Julia foi finalmente inaugurado 1928, com uma récita de três dias dada pela Companhia Dramática de Ilda Stichini. Nos anos seguintes funcionou sem problemas sendo o cinema o pilar da sua programação que, de tempos a tempos, era enriquecida pela vinda de Companhias Teatrais e Músicos de renome nacional.

Em finais dos anos 40, a estrutura inicial, tinha-se tornado obsoleta, a concessão à empresa Castelo Lopes, tinha expirado e houve necessidade de encerrar.

Em 1949 sofre obras profundas de atualização e reforça a atividade de exploração cinematográfica. Por essa altura, introduz-se um segundo balcão e procede-se à demolição das frisas e camarotes originais. Após um interregno de cerca de dois anos, reabre ao público a 2 janeiro de 1952 sob a designação de Cine-Teatro Pax Julia. Desta vez, a Companhia Rey Colaço/Robles Monteiro foi convidada para a reinauguração apresentando uma récita de três dias. Durante décadas, o Cine-Teatro Pax Julia continuou numa lógica de programação que, desde inicio, norteara a sua filosofia: sessões de cinema e, mais esporadicamente, a apresentação de espetáculos teatrais e musicais. Entretanto o Cine- Teatro Pax Julia foi vendido à empresa Lusomundo que programava essencialmente cinema. Por vezes, a sala era cedida para apresentação de outros espetáculos. Esta situação manteve-se até final da década de 80. Datam de 1990 as últimas referencias a apresentações de espetáculos e projeções cinematográficas.

Em 1994 a Câmara Municipal de Beja adquire o Cine – Teatro Pax Julia e um edifício vizinho, para reformulação da sala de espetáculos. Beneficiando de apoios do Ministério da Cultura, a Câmara procede então a um vasto programa de obras de restauro, conduzidas pela Arquiteta Maria Francisca Romão. E desde logo, no edifício contíguo, é instalada uma sala-estúdio, é também feito o aproveitamento da cafetaria para Café-Concerto, passando a existir três salas, o que reforçou e de certo modo diversificou a atividade de espetáculos.

15 anos depois, mais precisamente no dia 17 de junho de 2005 a cidade de Beja assistiu à 3ª inauguração do Pax Julia, desta vez enquanto Teatro Municipal. No palco estiveram Sérgio Godinho, Rão Kyao, Vitorino, Janita Salomé e Filipa Pais que apresentaram o espetáculo Músicas de Sol e Lua. Este dia marcou a devolução definitiva do Pax Julia – Teatro Municipal à população de Beja.

Desde o primeiro dia desta nova fase tem sido um compromisso diário para todos, trabalhar para que o Pax Julia – Teatro Municipal seja um equipamento de referência no Alentejo, tenha uma dimensão nacional e continue o seu caminho para a internacionalização. A opção pela qualificação dos recursos humanos e a aquisição de equipamento, seja um a pratica efetiva, pois é essencial o fator humano e material, para um melhor desempenho e consequente qualidade do serviço e dos espetáculos. A continuação do trabalho desenvolvido ao longos dos últimos anos , tentando oferecer uma programação inclusiva, alicerçada numa oferta cultural diversificada, abrangente e de qualidade, tal como a aposta nos agentes e artistas locais, as parcerias, as coproduções, as residências artísticas, o envolvimento com a comunidade e uma cada vez maior aposta no serviço educativo e a formação de públicos são os instrumentos para conseguir atingir os nossos objetivos.

A integração na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses é um motivo de orgulho e responsabilidade. É um meio essencial para conseguirmos crescer e realizar de forma mais efetiva a nossa missão.

Fonte: RTCP

Pax Julia Teatro Municipal, Beja

Pax Julia Teatro Municipal, Beja