Caminha e os seus festivais

Concurso Internacional de Piano
Festivais em Caminha

Cursos, concursos, ciclos, encontros, temporadas e festivais de música e dança no Concelho

Concurso Internacional de Piano Alto Minho

O Concurso Internacional de Piano Alto Minho, 16ª edição em 2022, é uma competição organizada pela Academia de Música Fernandes Fão.

Concurso Internacional de Piano

Concurso Internacional de Piano

Concurso Internacional de Guitarra Vila Nova de Cerveira

O Concurso Internacional de Guitarra Vila Nova de Cerveira, 4ª edição em 2022, é uma competição organizada pela Academia de Música Fernandes Fão.

Concurso Internacional de Guitarra Vila Nova de Cerveira

Concurso Internacional de Guitarra Vila Nova de Cerveira

Concurso Internacional de Cordas – Artur Fernandes Fão

O 4º Concurso Internacional de Cordas – Artur Fernandes Fão, de 09 a 12 de Junho de 2022 pretende ser um projeto multifacetado, contribuindo para o gosto pela Música e pela sua prática, proporcionando aos alunos mais jovens oportunidades de divulgação do seu trabalho, incentivando novos talentos musicais e dignificando o sistema educativo e a Música em geral.

Concurso Internacional de Cordas – Artur Fernandes Fão

Concurso Internacional de Cordas – Artur Fernandes Fão

SPACE FESTIVAL – Festival de Música Experimental e Improvisada

Sítio: www.spacefestival.pt

Produção da Associação Cultural Rock’n’Cave, Space Ensemble, com apoio do Município de Caminha, decorre de 26 a 28 de novembro, SPACE FESTIVAL – Festival de Música Experimental e Improvisada. O SPACE Festival pretende explorar novas formas de produzir e divulgar a música experimental e improvisada em Portugal, ao promover o acesso a projetos artísticos consolidados e emergentes fora dos grandes centros urbanos.

SPACE FESTIVAL - Festival de Música Experimental e Improvisada

SPACE FESTIVAL – Festival de Música Experimental e Improvisada

Courage Club

O Courage Club é um festival de inverno que estreia a 3 e 4 de dezembro de 2021, em Paredes de Coura, concelho de Caminha, distrito de Viana do Castelo.

Nuno Lopes, Samuel Úria, B Fachada, Chico da Tina ou Pedro Mafama são alguns dos 24 confirmados para o
Os PVA, Moullinex e Samuel Úria estão entre os 24 nomes confirmados para o Courage Club, festival de Inverno que vai decorrer nos dias 3 e 4 de Dezembro, em Paredes de Coura, revelou esta quinta-feira a organização. A produtora Ritmos anunciou ainda as presenças de B Fachada, Chico da Tina, Pedro Mafama, Sensible Soccers, Rita Vian, Tó Trips, Whales, Evols, Gator, The Alligator, Ocenpseia, Paraguaii e Unsafe Space Garden.

Dada Garbeck, Quadra, The Lemon Lovers, Wicked Youth, Nuno Lopes, Maria Callapez, DJ Paços B2B Titus-J, Catarina Silva, Alfaer completam o cartaz da primeira edição do Courage Club.

Os concertos decorrem no Centro Cultural, na Caixa de Música e no Quartel das Artes. No centro da vila é criado um novo espaço, o Courage Club, lugar que acolhe as principais atuações da estreia do festival.

EDP Vilar de Mouros

Sítio: www.edpvilardemouros.pt

O Festival Vilar de Mouros, no concelho de Caminha, distrito de Viana do Castelo, é o mais antigo Festival de Música da Península Ibérica. Realizou-se pela primeira vez em 1965, com características idênticas a outros eventos minhotos de folclore, tendo ganho alguma projeção nacional na quarta edição, em 1968, com o alargamento do âmbito à música erudita e ao fado. Nesse ano, o fundador do festival, o médico António Barge, teve a “arte” de conseguir juntar num mesmo evento o regime, através da Banda da Guarda Nacional Republicana, e a oposição, com músicos de intervenção como Zeca Afonso e Adriano Correia de Oliveira.

O festival de 1968 não passou despercebido à PIDE (polícia política), que recebeu relatórios sobre as canções proibidas cantadas em coro por Zeca Afonso e pelo público, mas teve pouco impacto no país. Insatisfeitos, António Barge e a família decidiram fazer uma paragem para prepararem a realização de um grande festival em 1971, ano do nono centenário da entrega de Vilar de Mouros à de Tui. O festival de 1971 foi considerado o “Woodstock” português, numa alusão ao mítico evento realizado em 1969 nos Estados Unidos, levou a Vilar de Mouros Elton John, Manfred Mann, os principais grupos pop portugueses, Amália Rodrigues, Duo Ouro Negro e novamente a Banda da GNR. Como prova do estrondoso sucesso desta edição foi-lhe atribuído o ano de nascimento do Festival Vilar de Mouros, ainda hoje recordado e transmitido de gerações em gerações.

EDP Vilar de Mouros

EDP Vilar de Mouros

Sonic Blast

Sítio: sonicblastfestival.com

Festival na Praia da Duna dos Caldeirões, Vila Praia de Âncora, concelho de Caminha, com 10ª edição programada para 11, 12 e 13 de agosto de 2022.

Sonic Blast, Caminha

Sonic Blast, Caminha