Banda Filarmónica de Faro
Filarmónicas de Faro

Bandas de Música, História e Atividades no Concelho

Banda Filarmónica de Faro

A Associação Filarmónica de Faro, detentora do Estatuto de Utilidade Pública desde 1998, e da Medalha grau Prata da Cidade de Faro no ano de 2003, foi fundada em Junho de 1982 pela Câmara Municipal de Faro como sócio número 1 e por um conjunto de pessoas com gosto pela música, com o objetivo de criar uma Banda Filarmónica ativa e uma escola de música que proporcionasse o ensino e a divulgação da música.

Conta com 280 associados e, pela primeira vez na sua história, uma sede que permite tanto o funcionamento da escola de música num ambiente digno e propício a todo o trabalho desenvolvido, como também congrega numa sala do mesmo edifício os ensaios da Banda Filarmónica.

A Escola de Música tem 60 alunos e nove professores nas diferentes disciplinas individuais de: Iniciação Musical; Sopros Madeiras; Trompete; Trombone; Guitarra Elétrica; Baixo Elétrico, Bateria, Percussão, Piano e nas disciplinas Coletivas de Combos e Teoria Musical são o exemplo prático dessa mudança.

No âmbito da Banda Filarmónica o crescimento tem sido tanto qualitativo como quantitativo, proporcionado tanto pelas condições logísticas como pelo trabalho do nosso Maestro Edward Machado iniciado em 2004 e com a colaboração da maestrina Dawn Woodhurst. Compõem a Banda Filarmónica de Faro 42 músicos, na sua maioria provenientes da nossa escola de música, tantos alunos como professores, e numa pluralidade cultural que envolve sete nacionalidades diferentes.

Banda Filarmónica de Faro

Banda Filarmónica de Faro

Em 2005, participou na Inauguração do Teatro Municipal de Faro, com as congéneres algarvias; e em concertos no Auditório das Gambelas (semana de receção ao caloiro) e no Instituto Português da Juventude em Faro (concerto de Natal),. São de realçar as habituais atuações nas Comemorações Oficiais do 25 de Abril e do Dia da Cidade e, no Natal, em instituições de Solidariedade Social como a Santa Casa da Misericórdia, Casa dos Rapazes e Refúgio Aboim Ascensão. Desde Abril de 2006, as atuações da Banda Filarmónica são uma realidade, salientando os concertos no Teatro Lethes, no Instituto Português da Juventude em Faro, e nas Comemorações do 24º Aniversário da AFF no Palco da Doca em Faro.

O ano de 2006 fica também marcado com a realização da 1ª Edição do Festival de Filarmónicas de Faro “Bandas a Faro” que contou com a presença da maioria das filarmónicas do Algarve.

0 comentários

Deixe um comentário

Quer participar?
Deixe a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *