Faro e os seus festivais

Festival de Órgão do Algarve
Festivais de Música em Faro

Ciclos, encontros, temporadas e festivais de música e dança no Concelho

Festival de Órgão do Algarve

O Festival de Órgão Algarve, organização da Associação Música XXI, é um festival de órgão que se realiza em órgãos históricos dos concelhos de Faro ( e igreja do Carmo), Tavira (igrejas de Santiago e Misericórdia), Portimão (igreja matriz) e Loulé (igreja de Boliqueime).

Festival de Órgão do Algarve

Festival de Órgão do Algarve

Festival F

O Festival F é um festival que nasceu em Faro em 2016.

Sítio: www.festivalf.pt

Festival F

Festival F, Faro

Festival Internacional de Música Barroca de Faro

O Festival Internacional de Música Barroca de Faro (FIMBF) iniciou as suas atividades em 2015 com a designação Ciclo de Música Barroca de Faro sob a direção de Francisco Rosado, pioneiro em Portugal na divulgação dos extraordinários repertórios dos períodos renascentista e barroco. Desde o seu desaparecimento em 2016, assumiu a direção do festival a flautista e música Filipa Oliveira dando continuidade ao seu valioso trabalho como programadora cultural.

A organização do Festival está a cargo da MAAC – Música Antiga Associação Cultural, uma associação sem fins lucrativos, com um importante papel na difusão da música antiga em Portugal e na formação de jovens músicos em início de carreira, que desejem enveredar por esta área profissional. Além de organizar vários festivais e apresentações de música antiga um pouco por todo o país (Oeiras, Castelo Branco, Almeida), a associação organiza os Cursos Internacionais de Música Antiga – CIMA – em Idanha-a-Nova, uma plataforma de formação de jovens intérpretes, onde artistas de renome internacional se dedicam a partilhar a sua experiência profissional com participantes provenientes de toda a Europa. A parceria que a MAAC tem desenvolvido com o Município de Faro desde 2016 tornou possível a realização do FIMBF nos moldes que atualmente conhecemos. O Festival Internacional de Música Barroca de Faro teve em 2021 a 7ª edição.

Festival Internacional de Música do Algarve

O Festival Internacional de Música do Algarve é um festival de música erudita que em 2019 realizou a 34ª edição, apresentando 14 concertos na região do Algarve (Loulé, Lagos, São Brás de Alportel, Faro, Silves, Tavira, Portimão, Lagoa).

South Music

“South Music” é um festival que nasceu em Faro em 2021 para lançar artistas algarvios para a ribalta. Mais do que um festival, o “South Music”, pretende afirmar-se como o primeiro «evento regional, de promoção e de tentativa de lançamento de projetos musicais», a nível nacional e mesmo internacional. É uma iniciativa da Câmara Municipal de Faro, do Teatro das Figuras e da Faro 2027, que reuniu, durante dois dias, na capital algarvia, o setor profissional da música portuguesa.

«Agentes, produtores, programadores, imprensa especializada, ou seja, todo o setor profissional desta área em Portugal está a ser convidado para marcar presença», adiantou Paulo Santos, vice-presidente da Câmara de Faro, na apresentação do evento.

Incluído no projeto da candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura (Faro 2027), o South Music pretende dar a conhecer «as bandas e os músicos que existem, que estão a trabalhar no Algarve e que precisam de todo o apoio para desenvolverem a sua carreira», realçou Rogério Bacalhau, presidente da Câmara Municipal de Faro.

O autarca farense destacou também que, tal como tem sido destacado em relação à candidatura a Capital Europeia da Cultura, o South Music será «não só para o concelho de Faro, mas para toda a região do Algarve».

Fonte: Sul Informação