Rancho Folclórico 5 Estrelas de Abril
Folclore em Grândola

Grupos etnográficos, tradições e atividades no Concelho

  • Alentejo (Litoral Alentejano)
  • Distrito: Setúbal
  • Concelho: Grândola

03 grupos

  • Rancho Folclórico 5 Estrelas de Abril
  • Rancho Folclórico de Danças e Cantares Os Rurais de Água Derramada
  • Rancho Folclórico dos Cantares de Grândola
Rancho Folclórico 5 Estrelas de Abril

O Rancho Folclórico “5 Estrelas de Abril” foi fundado em 5 de abril de 1979, por iniciativa da Comissão de Moradores do Bairro do Isaías, em Grândola.

Os trajes e as modas são fruto do trabalho dos elementos do rancho, que os têm recuperado ao longo da existência do mesmo, quer pelo contacto com os mais idosos, quer através de documentos escritos e fotografias da época existentes e que são património do município, de modo a que seja possível ter a certeza dos usos e costumes das gentes de Grândola.

O grupo apresenta tanto trajes domingueiros como de trabalho. Nos trajes domingueiros, destaque para os noivos, a lavradora de classe média (traje que usava para ir à vila), entre outros. Nos trajes de trabalho encontram-se representados o almocreve, a ceifeira alentejana, o corticeiro, o moral de gado e o mineiro, dando enfâse ao que foi o setor das minas no concelho de Grândola.

Os temas mais representativos do reportório são: alma alentejana, praia de Vila Nova, chegadinho, valsa marcada e sogorra, valsa mandada, característica da Serra de Grândola, que é mandada na roda por vários mandadores, ao despique.

Rancho Folclórico 5 Estrelas de Abril

Rancho Folclórico 5 Estrelas de Abril

Rancho Folclórico de Danças e Cantares Os Rurais de Água Derramada

Sediado no Lugar de Água Derramada – 7570 freguesia e Concelho de Grândola, o Rancho Folclórico de Danças e Cantares Os Rurais de Água Derramada é uma associação de natureza etnográfica constituída a 11 de março de 1996.

Rancho Folclórico dos Cantares de Grândola

O Rancho Folclórico dos Cantares de Grândola é uma associação de natureza etnográfica sediada na Rua São João de Deus, nº 10, 7570, freguesia e Concelho de Grândola, constituída a 9 de junho de 1989.