Rancho Folclórico "As Vindimadeiras" da Mamarrosa
Folclore em Oliveira do Bairro

Tradições, grupos e atividades no Concelho

[ No que se refere a ranchos folclóricos, o projeto Musorbis está apenas a começar, sendo previsível que até ao final do ano todas grupos possam estar na plataforma. O processo pode ser acelerado com a cooperação dos interessados no que se refere a historiais e fotografias em falta. ]

Rancho Folclórico “As Vindimadeiras” da Mamarrosa

O Rancho Folclórico “As Vindimadeiras da Mamarrosa”, sediada na Vila da Mamarrosa, Oliveira do Bairro, distrito de Aveiro. Teve origem numa contradança de Carnaval há quatro décadas. Tem muitas deslocações a Espanha (todos os anos 4 a 6), incluindo deslocações a França (Nimes, Bézièrs, 2 a Lamballe, Toulouse e Paris), Luxemburgo e Marrocos (Rabat). Em 2014, teve 60 atuações em 2004, e 43 em 2009.

Os seus trajes (cerca de 50 componentes) mais representativos são o de vindimadeira rica, tricana, enxertador, ceifeira, peixeira, aguadeira, tremoceira, noivos. As suas músicas e danças vêm de recolhas junto dos antepassados, com origem nas fainas agrícolas, essencialmente as vindimas e escarpeladas, mas também a caminho de ou para as romarias.

RFVM

Rancho Folclórico "As Vindimadeiras" da Mamarrosa

Rancho Folclórico “As Vindimadeiras” da Mamarrosa

Rancho Folclórico São simão de Mamarrosa

O Rancho Folclórico São Simão de Mamarrosa deve o seu nome ao Santo padroeiro da Freguesia. Foi fundado a 23 de novembro de 1995 e, no dia 28 de abril de 1996 fez a primeira apresentação ao público. Tem percorrido todo o País participando em festivais, festas e romarias e deslocou-se a Espanha e a França.

Os trajes, danças e cantares são fruto de recolhas efetuadas na freguesia e arredores, sempre dentro da região bairradina. Apresenta a lavradeira rica, a camponesa remediada, traje domingueiro, a ceifeira, a vindimadeira, entre outros. Mantém vivas algumas tradições do povo tendo organizado a Tradicional Matança do Porco onde são servidos o sarrabulho, rojões e broa à moda antiga e a Festa de Final de Vindimas, desfilando tratores antigos devidamente ornamentados e figurinos trajados representando as tradicionais vindimas da Bairrada. A representação da Tradicional Desfolhada conta com 2 edições.

RFSSM

Rancho Folclórico de São Simão da Mamarrosa, Oliveira do Bairro

Rancho Folclórico de São Simão da Mamarrosa, Oliveira do Bairro

Rancho Folclórico Identidade Lusa

Rancho Folclórico Identidade Lusa, de Oliveira do Bairro

Rancho Folclórico Identidade Lusa, de Oliveira do Bairro

A Mamarrosa situa-se no Centro Norte de Portugal, a 20 Km a Sul de Aveiro e 40 Km a Norte de Coimbra, no coração da Bairrada, região conhecida pelo leitão e pelos excelentes vinhos. Há documentos escritos que reconhecem a existência da milenária Mamoa Rasa, hoje Mamarrosa, desde o ano 900. Digna de visita a sua Igreja Matriz com 3 séculos de existência, onde se destaca a torre sineira.

Destaque o seu grupo!

Destaque Musorbis

Destaque Musorbis

Para inserir um grupo ou historial em falta, envie para meloteca@meloteca.com: será inserido gratuitamente. A fotografia em destaque neste momento é aleatória. Para ter foto destaque, contactos atualizados e estar no topo durante um ano opte pelo “Destaque Musorbis” (10€).

0 comentários

Deixe um comentário

Quer participar?
Deixe a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *