Oliveira do Bairro e os seus museus

Museu de Etnomúsica da Bairrada
Museus de Oliveira do Bairro

Museus de música do Concelho

Museu de Etnomúsica da Bairrada

Situado no Troviscal, o Museu de Etnomúsica da Bairrada estuda e preserva o património cultural produzido na área musical, construído e vivido ao longo de gerações pela comunidade bairradina, contribuindo para o desenvolvimento do conhecimento sobre a música etnográfica da região.

Maestro e compositor, Joaquim Pleno escreveu centenas de composições destinadas a filarmónicas, orquestras, tunas e até mesmo a ranchos folclóricos. Foi, durante muito tempo, maestro da Banda Filarmónica Pampilhosense, estando ainda a sua vida profissional ligada à Casa Olímpio Medina, em Coimbra. Grande parte da obra do maestro Pleno encontra-se à guarda do Museu de Etnomúsica da Bairrada. Em 2015, o museu editou uma brochura da coleção “Figuras da Música da Bairrada”, dedicada a Joaquim Pleno. A obra está disponível no Museu de Etnomúsica da Bairrada, na Biblioteca Municipal e nos polos de leitura do concelho.

Inaugurado em 2005, o Museu de Etnomúsica da Bairrada é um projeto da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, que tem por objetivo preservar o património cultural produzido na área musical, construído e vivido ao longo de gerações por toda a comunidade bairradina.

O Museu leva a efeito, durante todo o ano, uma série de iniciativas dirigidas a vários segmentos de públicos, desde as crianças a adultos e população sénior, não só do Concelho de Oliveira do Bairro mas de toda a região bairradina, contribuindo para um crescente conhecimento da música e das raízes culturais do território, eternizando as tradições, a história e a identidade do Concelho.

O Museu de Etnomúsica da Bairrada é um espaço moderno, dotado de todos os serviços essenciais ao cumprimento das suas funções museológicas, como sejam a Oficina de Restauro, Limpeza e Tratamento de Peças, Centro de Investigação Documental e Zona de Reservas, áreas que podem ser visitadas. Dispõe igualmente de uma sala para a realização de conferências, palestras e outros eventos, bem como de uma área reservada a atividades educativas, vocacionada para o público infantil.

Composto por dois espaços expositivos distintos, este equipamento museológico alberga importantes coleções divididas em Instrumentos Musicais, Documentos Manuscritos (partituras, diários, publicações periódicas e monografias, entre outros), Registos de Imagem, Depoimentos de História Oral, Têxteis (destacando-se o núcleo do traje regional), Equipamento de Gravação, Reprodução, Emissão e Tratamento de Som (gravadores de bobines, gira-discos, grafonolas, gramofones, vitrolas, recetores de rádio, entre outros) e Mobiliário de Armazenamento de Documentação Sonora, todas elas provenientes dos cinco concelhos bairradinos (Águeda, Anadia, Cantanhede, Mealhada e Oliveira do Bairro).

Para além do vasto espólio que possui, o Museu conta ainda com duas exposições abertas ao público. A exposição permanente “A Arte dos Sons”, um conjunto expositivo que descreve uma narrativa introdutória ao papel histórico que a música e o associativismo a ela ligado desempenham na cultura da região da Bairrada, numa viagem feita através de instrumentos musicais e trajes regionais, e a exposição temporária “Banda Filarmónica da Mamarrosa: 100 Anos ao Serviço da Cultura”, inaugurada em 2016, que assenta em documentos e objetos físicos do Museu, celebrando o percurso secular da instituição, desde os tempos do seu fundador, Jaime de Oliveira, até aos dias de hoje.

Contactos:

Telefone: 234 757 005
E-mail: memb@cm-olb.pt
Sítio: mmolb.cm-olb.pt
Rua Jaime Pato
3770 – 410 Troviscal – Oliveira do Bairro

Museu de Etnomúsica da Bairrada

Museu de Etnomúsica da Bairrada, Oliveira do Bairro