Igreja Matriz de Oliveira do Bairro
Órgãos de tubos do concelho de Oliveira do Bairro [1]

De acordo com as informações disponíveis, existem órgãos de tubos nas seguintes igrejas do Concelho:

Igreja Matriz de Oliveira do Bairro

Igreja Matriz de Oliveira do Bairro

Igreja Matriz de Oliveira do Bairro

A construção da Igreja Matriz de Oliveira do Bairro remonta ao século XVII, à exceção da fachada e da torre que são do final do século XIX. No interior destaca-se o barroco dos seus retábulos de madeira em talha dourada e algumas das imagens, S. Miguel Arcanjo, a Virgem do Rosário com o Menino, a Virgem da Assunção e S. Sebastião. Possui também alguns lanços de talha e relevos magníficos.

A Igreja Paroquial de São Miguel de Oliveira do Bairro possui um órgão de tubos da autoria de António Simões, construído em 1989 e aumentado pelo organeiro em 2017.

Montra do órgão

Órgão da Igreja Matriz de Oliveira do Bairro

Órgão da Igreja Matriz de Oliveira do Bairro

Em 2017, depois de um interregno de 4 anos, devido a obras realizadas na Igreja de Oliveira do Bairro e que obrigaram ao seu encerramento temporário, ficaram concluídos em 2017 os trabalhos de ampliação e beneficiação do órgão de tubos da Igreja. O concerto inaugural foi agendada para 29 de setembro de 2017 (Dia de S. Miguel, Padroeiro da Paróquia de Oliveira do Bairro). A inauguração estaria a cargo de António Duarte, organista titular da Patriarcal e professor de Órgão do Conservatório Nacional de Lisboa.