Museu de Etnomúsica da Bairrada

MÚSICA À VISTA

Sugestões de património edificado

para uma rota musicoturística no Concelho de Oliveira do Bairro

Troviscal

Museu de Etnomúsica da Bairrada

Inaugurado em 2005, o Museu de Etnomúsica da Bairrada é um projeto da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro que tem por objetivo preservar o património cultural produzido na área da Música, construído e vivido ao longo de gerações por toda a comunidade bairradina. O Museu leva a efeito, durante todo o ano, uma série de iniciativas dirigidas a vários segmentos de públicos, desde as crianças a adultos e população sénior, não só do Concelho de Oliveira do Bairro mas de toda a região bairradina, contribuindo para um crescente conhecimento da música e das raízes culturais do nosso território, eternizando as nossas tradições, a nossa história e a nossa identidade.

O Museu de Etnomúsica da Bairrada é um espaço moderno, dotado de todos os serviços essenciais ao cumprimento das suas funções museológicas, como sejam a Oficina de Restauro, Limpeza e Tratamento de Peças, Centro de Investigação Documental e Zona de Reservas, áreas que podem ser visitadas. Dispõe igualmente de uma sala para a realização de conferências, palestras e outros eventos, bem como de uma área reservada a atividades educativas, vocacionada para o público infantil.

Composto por dois espaços expositivos distintos, este equipamento museológico alberga importantes coleções divididas em Instrumentos Musicais, Documentos Manuscritos (partituras, diários, publicações periódicas e monografias, entre outros), Registos de Imagem, Depoimentos de História Oral, Têxteis (destacando-se o núcleo do traje regional), Equipamento de Gravação, Reprodução, Emissão e Tratamento de Som (gravadores de bobines, gira-discos, grafonolas, gramofones, vitrolas, recetores de rádio, entre outros) e Mobiliário de Armazenamento de Documentação Sonora, todas elas provenientes dos cinco concelhos bairradinos (Águeda, Anadia, Cantanhede, Mealhada e Oliveira do Bairro).

Para além do vasto espólio que possui, o Museu conta ainda com duas exposições abertas ao público. A exposição permanente “A Arte dos Sons”, um conjunto expositivo que descreve uma narrativa introdutória ao papel histórico que a música e o associativismo a ela ligado desempenham na cultura da região da Bairrada, numa viagem feita através de instrumentos musicais e trajes regionais, e a exposição temporária “Banda Filarmónica da Mamarrosa: 100 Anos ao Serviço da Cultura”, inaugurada em 2016, que assenta em documentos e objetos físicos do Museu, celebrando o percurso secular da instituição, desde os tempos do seu fundador, Jaime de Oliveira, até aos dias de hoje.

Museu de Etnomúsica da Bairrada

Museu de Etnomúsica da Bairrada

Morada: Rua Jaime Pato, 3770 – 410 Troviscal Oliveira do Bairro
Telefone: 234 757 005
E-mail: memb@cm-olb.pt
Sítio: http://mmolb.cm-olb.pt

Em 2019, foi anunciado que Museu de Etnomúsica da Bairrada, localizado na vila do Troviscal, promoveria, nos dias 19 e 20 de fevereiro, a iniciativa “Viagem pela música da nossa terra”, destinada ao público sénior. A primeira sessão da iniciativa, que consistia numa “viagem” pela música da região da Bairrada, seria  dedicada à Banda Filarmónica do Troviscal, hoje denominada União Filarmónica do Troviscal.

A atividade começaria com a apresentação da história da banda, acompanhada de imagens, textos, objetos e instrumentos musicais e com a audição de algumas músicas. Os participantes seriam convidados a partilhar as suas memórias e conhecimentos sobre o tema, numa conversa que se estenderia também aos costumes, festas populares, cerimónias religiosas, arraiais e outras diversões, de um tempo em que as bandas filarmónicas tinham uma importância cultural e social de enorme relevo.