Rancho Folclórico da Casa do Povo de Fátima
Folclore de Ourém

Grupos Etnográficos, Tradições e Atividades no Concelho

  • Rancho Folclórico da Casa do Povo de Fátima
  • Rancho Folclórico Os Camponeses da Ribeira do Fárrio
  • Rancho Folclórico Os Moleiros da Ribeira
  • Rancho Folclórico Verde Pinho
Rancho Folclórico da Casa do Povo de Fátima

Fundado em 1977, o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Fátima tem como objetivo redescobrir e preservar a vivência dos seus antepassados. Fátima está situada na zona norte da Serra de Aire e pertence à Alta Estremadura, mas sofre fortes influências culturais do Norte do Ribatejo. O Rancho Folclórico tem procurado respeitar, o mais fiel possível, os usos e costumes da Região, nomeadamente através dos trajos, danças e cantares tendo como base de referência os finais do século XIX.

Em 1985, tornou-se membro da Federação do Folclore Português. É sócio, fundador da Associação Folclórica da Região de Leiria – Alta Estremadura.

Composto por cerca de 50 elementos, entre os quais uma representação dos 3 Pastorinhos (símbolo de Fátima), dirigentes, músicos e dançarinos.

Rancho Folclórico da Casa do Povo de Fátima

Rancho Folclórico da Casa do Povo de Fátima

Desde 1980, realiza anualmente o Festival de Folclore da Cidade de Fátima onde participaram já ranchos vindos das diversas regiões do país e estrangeiro. Além de já ter realizado milhares de atuações e de ter participado em centenas de festivais nacionais de folclore por todo o País, continental e insular, efetuou várias digressões no estrangeiro, nomeadamente a França, Holanda, Israel, Espanha, Suíça e Polónia.

Em 1995, participou numa transmissão direta de televisão para vários países do mundo, por ocasião das celebrações do 30º aniversário do documento pontifício “Presbyterorum Ordinis” e do aniversário natalício do Papa João Paulo II. Tem promovido e organizado Encontros Regionais de Folclore entre ranchos vizinhos. Em 1996 foi criado o Rancho Infantil cuja representação se baseia nas brincadeiras e hábitos das crianças do final do século XIX.

Rancho Folclórico da Casa do Povo de Fátima

Rancho Folclórico da Casa do Povo de Fátima

Gravou 2 cassetes e um CD com músicas próprias da Região e da época que representa.

Rancho Folclórico Os Camponeses da Ribeira do Fárrio

Sediado no lugar e freguesia de Ribeira do Fárrio, no concelho de Ourém, o Rancho Folclórico Os Camponeses da Ribeira do Fárrio é uma associação de natureza etnográfica constituída em 13 de outubro de 1997.

Rancho Folclórico Os Camponeses da Ribeira do Fárrio

Rancho Folclórico Os Camponeses da Ribeira do Fárrio

Rancho Folclórico “Os Moleiros da Ribeira”

O Olival é caracterizado pelas suas ribeiras, vinhas e olivais, onde se desenvolvem atividades ligadas à agricultura, em particular o cultivo do milho, da vinha e a azeitona.

O Rancho Folclórico “Os Moleiros da Ribeira” iniciou a sua atividade em 1984, tendo como embrião um grupo que participou na récita de carnaval que tinha lugar anualmente no Salão Paroquial, com elementos do grupo da catequese. O sucesso obtido no espetáculo, levou o grupo a dar continuidade à atividade com o nome de “Rancho Folclórico as Violetas de Casais de Carcavelos”.

Em 1987, constituiu-se como associação com o nome “Rancho Folclórico As Violetas do Olival” com o objetivo da promoção de atividades para a divulgação do folclore da região. Em 1990, como consequência da representatividade folclórica atingida pelos trajes e danças, houve necessidade de adotar um nome que perpetuasse os valores culturais e tradições da região. Da Ribeira do Olival, sendo uma das mais abundantes fontes de elementos folclóricos, nasceu a atual denominação “Rancho Folclórico Os Moleiros da Ribeira”, foi também nesta altura que se tornou membro efetivo da Federação do Folclore Português.

O trabalho do grupo tem sido focado na pesquisa e representação da cultura tradicional popular, através do contínuo trabalho de recolhas e ensaios. Destas recolhas resultam danças, cantares, trajes, orações e mezinhas e cozinha tradicional.

O grupo apresenta trajes de noivos, de lavradores ricos, de feira, domingueiros, de trabalho e de pastora. Da gastronomia tradicional salienta-se o quinhão, os chícharos, o bacalhau assado, a friginada, a sopa à lavrador e os bolos de rodilha ou de festa (festas religiosas ou casamentos).

Rancho Folclórico Os Moleiros da Ribeira

Rancho Folclórico Os Moleiros da Ribeira

Em 1992, o grupo adquiriu um espaço onde existia um moinho movido a água em ruínas, que recuperou e onde instalou a sua sede e um Museu Etnográfico.

Rancho Folclórico Verde Pinho

Rancho Folclórico Verde Pinho é um emblema da União de Freguesias de Rio de Couros e Casal dos Bernardos, e do concelho de Ourém, tendo a sua atividade dedicada ao folclore infantil e adulto. Em 2019, foi aprovado um protocolo de colaboração entre o Município de Ourém e o Rancho Folclórico Verde Pinho com vista à remodelação das instalações da associação, sediada em Carvalhal do Meio, Rio de Couros.

Rancho Folclórico Verde Pinho

Rancho Folclórico Verde Pinho

0 comentários

Deixe um comentário

Quer participar?
Deixe a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *