Portalegre e as suas escolas de música

Escola de Artes do Norte Alentejano - Conservatório de Portalegre
Escolas de Música em Portalegre

Estabelecimentos do ensino especializado de música no Concelho. Em geral, as bandas filarmónicas também possuem a sua escola de música: veja ao fundo informação sobre as bandas de música do Concelho.

Escola de Artes do Norte Alentejano – Conservatório de Portalegre

7300-092 Portalegre
Sítio: www.eanap.com.pt

O Conservatório de Portalegre foi criado em 1987, inicialmente sediado no Palácio Amarelo e posteriormente, na igreja da Misericórdia, ambos em Portalegre, local onde se encontra atualmente. É uma instituição de natureza privada, de serviço público, que tem como principal atividade o Ensino Artístico Especializado da Música.

Escola de Artes do Norte Alentejano - Conservatório de Portalegre

Escola de Artes do Norte Alentejano – Conservatório de Portalegre

Escola de Música da Banda Euterpe

Sociedade Musical Euterpe de Portalegre
Rua Bairro Ferreira Raínho
Antiga Escola Primária
7300-077 Portalegre
Correio eletrónico: euterpe@euterpeportalegre.pt
Correio eletrónico: trupeeuterpe@euterpeportalegre.pt
Correio eletrónico: escola@euterpeportalegre.pt
Correio eletrónico: producaocomunicacao@euterpeportalegre.pt

Às bandas filarmónicas está geralmente associada uma escola de música. Estes espaços foram ao longo de décadas a única forma de aprender música e ter a possibilidade de atuar e colocar em prática todo o conhecimento adquirido. A Euterpe conta desde 1894 com a sua própria escola, de onde saíram centenas de músicos.

Garantir, de um modo acessível, um ensino mais completo e de maior qualidade, bem como promover a entrada de novos músicos para a Banda, são os grandes objetivos que levaram a Escola de Música a sofrer várias mudanças ao longo dos anos. A última ocorreu em 2014, com a reorganização da estrutura de trabalho e criação de novas modalidades de ensino.

Tal como a Banda, a Escola de Música conta com a direção do maestro Carlos Almeida e tem atualmente cerca de 40 alunos. A oferta é variada, possibilitando a integração de alunos de qualquer faixa etária numa das modalidades disponíveis.

Para além da audição anual e da progressiva integração dos alunos nas diferentes classes de conjunto e na Banda Euterpe, o planeamento anual prevê ainda a participação dos alunos em atividades conjuntas com os restantes grupos de trabalho da Euterpe.