Santiago do Cacém e os seus coros

Coral Harmonia de Santiago do Cacém

Coros de Santiago do Cacém

Agrupamentos vocais do Concelho

Grupo de Cantares Regionais “Os Amantes do Alentejo”
Casa do Povo do Cercal do Alentejo
Coral Harmonia
Coral Harmonia Juvenil
Grupo À Cante Alentejano Vozes Além’Tejo
Grupo Coral Academia Sénior de Artes e Saberes de Santo André – ASAS
Grupo Coral de Cante Alentejano de Santo André
Grupo Coral e Instrumental Os Afluentes do Sado
Coral do Clube Galp Energia
Coral de Santa Maria da Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém
Grupo de Valsa Mandada
Orfeão da Associação Musical Amigos da Banda Lira Cercalense

Coral do Clube Galp Energia

O “Grupo Coral do Clube Galp Energia” foi fundado em 1994, por um grupo de funcionários e seus familiares, da Refinaria de Sines da Petrogal, aos quais se juntaram posteriormente elementos da cidade de Vila Nova de Santo André. Inicialmente, o repertório consistia em canções tradicionais de várias regiões. Em 1997, sob a direcção de Pedro Ramos, o coro foi renovado e transformado num coro misto a quatro vozes.

O seu repertório baseia-se em harmonizações de temas populares portugueses e algumas adaptações de temas eruditos para coros a capella, música sacra e espirituais negros. Ao longo da sua existência, recebeu diversos convites para actuar em palcos nacionais e internacionais.

Entre as suas actuações, contam-se os concertos na Casa do Alentejo em Lisboa, Coliseu do Porto, Refinaria do Porto da Petrogal, INATEL de Albufeira. São de referir também a participação nos encontros de coros realizados na ilha da Madeira e nas ilhas do Faial e Pico, a realização dos seus Concertos de Natal e Encontros de Coros em Vila Nova de Santo André e Aldeia de Santo André, e os Concertos realizados em estreita colaboração com a Câmara Municipal de Santiago do Cacém e Junta de Freguesia de Santo André, com vista à divulgação da música coral no Litoral Alentejano.

Coral do Clube Galp Energia

Coral do Clube Galp Energia, 2015

Coral Harmonia

A origem do Coral Harmonia de Santiago do Cacém remonta a 1936, quando surgiu pela primeira vez na Sociedade Harmonia, com o nome de Orfeão Miróbriga, dirigido pelo maestro António Coutinho e, a partir de 1950, sob a regência do maestro Francisco M. Neto.

Em 1984, o coral adoptou o nome Coral Harmonia. Até 1991, o grupo foi dirigido por Jacinto Maria, e mais tarde, no mesmo ano, pelo Dr. José Duarte. A partir de 1992, o Coral Harmonia foi dirigido pelo maestro Fernando Malão e, de 1994 até meados do ano 2000, também pelo maestro adjunto Pedro Ramos.

O Coral Harmonia tem vindo a realizar concertos no País e no estrangeiro, participando em intercâmbios culturais/musicais com outros corais. O repertório do coral baseia-se sobretudo em obras para coros mistos “a Capela”, com especial incidência em harmonizações de temas populares portugueses, embora no seu repertório conste também a música sacra, espirituais negros, música ligeira, e outros géneros musicais adaptados para agrupamentos desta natureza. Anualmente, o coral, organiza na Igreja Matriz de Santiago do Cacém o tradicional Concerto de Natal onde são apresentadas obras originais e arranjos para coro e orquestra da autoria do actual regente.

Em 1996, o Coral Harmonia apadrinhou o Coral Ideias do Levante de Lagoa e promoveu o I Encontro de Coros realizado em Santiago do Cacém. No mesmo ano estreou no Concerto de Natal realizado a 21 de Dezembro a “Ode a Manuel da Fonseca” com música do maestro Fernando Malão e poema do escritor Manuel da Fonseca.

Em 1997, realizou o primeiro Debate/Reflexão sobre o Cante Alentejano, reunindo personalidades ligadas à Musicologia, Etnomusicologia e da Casa do Alentejo em Lisboa. Participou na gravação do disco “Memórias” de Jorge Ganhão.

Em 1998, gravou um CD inserido na colectânea “Os Melhores Coros da Região”. No mesmo ano, deslocou-se a Espanha para participar na cidade de Zafra no concerto comemorativo do Dia de Santa Cecília.

Em 1998, realizou a Segunda edição do Debate/Reflexão sobre o “Cante Alentejano”.

Das suas actuações destaca-se a sua presença no programa Feira Franca da Antena 1 e no programa da RTP 1 “Praça da Alegria”. No final da temporada de 1999, realizou uma digressão pelo arquipélago dos Açores a convite do Grupo Coral das Lajes do Pico realizando concertos nas ilhas do Pico e Faial. Já no ano 2000, o grupo promoveu a primeiras Jornadas Corais e tem continuado a sua actividade realizando espectáculos em todo o País.

É membro da Associação de Coros ACAL e membro da associação internacional ” The Planety Chorus”.

Em 2024 celebrou 40 anos.

Coral Harmonia de Santiago do Cacém

Coral Harmonia de Santiago do Cacém

Vozes Além’Tejo

Inserido nas comemorações do 25 de Abril, o Grupo À Cante Alentejano Vozes Além’Tejo (AGACAVOALTE – Ass. Grupo à Cante Alentejano Vozes Além’Tejo) organizou em 2023 a 5.ª edição “Há Cante no Litoral Alentejano”, com o desfile de dez grupos de cante alentejano e da AMSA – Academia de Música de Santo André, e com atuação no Parque Central, em Vila Nova de Santo André.

Vozes Além'Tejo

Vozes Além’Tejo

Reciclanda

Reciclanda, música e poesia para um mundo melhor

O projeto Reciclanda promove a reutilização, reciclagem e sustentabilidade desde idade precoce.

Com música, instrumentos reutilizados, poesia e literaturas de tradição oral, contribui para o desenvolvimento global da criança e o bem estar dos idosos. Faz ACD e ALD (formações de curta e longa duração) e dinamiza atividades em colónias de férias com crianças. Municípios, Escolas, Agrupamentos, Colégios, Festivais, Bibliotecas, CERCI, Centros de Formação, Centros de Relação Comunitária, podem contratar serviços Reciclanda.

Contacte-nos:

António José Ferreira
962 942 759