António Ferreira dos Santos, padre, compositor, de Santo Tirso
Músicos naturais do Concelho de Santo Tirso

Projeto em desenvolvimento, o Musorbis tem como objetivo aproximar dos munícipes os músicos e a música do Concelho.

António Ferreira dos Santos

António Ferreira dos Santos, padre, compositor, de Santo Tirso

António Ferreira dos Santos, padre, compositor, de Santo Tirso

Augusto Pires de Lima

Augusto Pires de Lima, etnógrafo, de Santo Tirso

Augusto Pires de Lima, etnógrafo, de Santo Tirso

António Augusto Pires de Lima

Etnógrafo, professor e filólogo, Augusto César Pires de Lima nasceu em Santo Tirso, São Tiago de Areias, a 29 de agosto de 1883 e morreu nas Caldas da Saúde, a 21 de dezembro de 1959). Licenciado em Direito, dedicou-se ao ensino e à investigação histórica e etnográfica, campo em que se destacou.

David Cruz

Natural de Santo Tirso, David Cruz iniciou os estudos musicais na Escola Profissional e Artística do Vale do Ave. Termina em 1998 o curso de instrumentista de cordas com a classificação máxima. Em 2002 terminou o curso de Instrumentista de Orquestra da Academia Nacional Superior de Orquestra, onde integra a classe de Paulo Gaio Lima. De 2001 a 2003 integrou a Orquestra de Jovens da União Europeia, com a qual atuou em algumas das principais salas europeias e sob a direção de alguns dos mais importantes maestros.

Em 2005 terminou o Mestrado em Música pela Universidade de Indiana (EUA) onde integra as classes de Tsuyoshi Tsutsumi e Janos Starker. Na mesma Universidade, durante o ano de 2005, foi assistente da violoncelista Susan Moses. Em 2005 ganhou o prémio Orrego Salas no Concurso Internacional de Música de Compositores Latino Americanos, organizado pela Universidade de Indiana. Em junho de 2014, concluiu o Doutoramento em Música na Boston University.

Realiza concertos a solo e em música de câmara como violoncelista barroco e gambista com agrupamentos como Boston University Barroque ensemble e masterclasses em Portugal, Espanha e EUA. É professor de Instrumento, Música de Câmara e Didática Instrumental na Universidade de Aveiro e membro do Suggia String Quartet.

Nuno de Vasconcelos

Natural de Santo Tirso, Nuno de Vasconcelos iniciou os estudos musicais com 10 anos na Pauta Musical. Prosseguiu estudos no Centro de Cultura Musical e na Escola Profissional Artística do Vale do Ave (ARTAVE), onde concluiu o Curso de Instrumentista de Cordas em 2007.

Prosseguiu os seus estudos superiores com Augusto Trindade, Alexandra Trindade e Daniel Rowland na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco, concluindo Licenciatura, Mestrado de Especialização e Mestrado de Ensino da Música.

Como músico apresentou-se várias vezes em Portugal e no estrangeiro com vários agrupamentos nacionais e internacionais. Como professor, exerceu no Conservatório Regional de Música de Vila Real onde organizou duas edições do Prémio Nacional ESP, e na Academia de Paços de Brandão (Método Suzuki). É professor de Violino na Academia de Música de Alcobaça e na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco.

Vera Dias

Natural de Santo Tirso, Vera Dias iniciou os estudos musicais aos 10 anos, no Centro de Cultura Musical, em Violino, na classe de Isabel Sousa. Em 2005 ingressou na Escola Profissional Artística do Vale do Ave, na classe de Anna Kratochivílová, na qual concluiu o Curso Instrumentista de Cordas e Tecla. Enquanto frequentava a Escola Profissional Artística do Vale do Ave participou como cantora no elenco principal da Ópera “Limpa Chaminés”, de Benjamin Britten (2005) e como violinista na Ópera “A Lenda das Três Árvores” de Allen Pote (2006). Integrou a Orquestra Aproarte Juvenil, Orquestra Sinfónica Aproarte, Orquestra Sinfónica Artave.

Em 2011 ingressou na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto.

Trabalhou com a Orquestra Sinfónica da ESMAE e Orquestra de Câmara NovNorte. Trabalhou sob a direção de maestros de renome nacional e internacional como Jaroslav Mikus, Pedro Neves, Paulo Silva, Luís Machado, António Saiote, Emílio de César, Ernst Schelle, Cesário Costa, Collin Metters, Christophe Millet, Wolfgang Kurz, Christoph König, Michelangelo Galeati, Raf De Keninck, Bart Bouckaert. Frequentou cursos de aperfeiçoamento de técnica instrumental com os professores Radu Ungureanu, Alexei Mijlin, Jela Spitkova, Ani Schnarch, Roberto Muttoni. É membro da Camerata NovNorte. Concluiu a Licenciatura em Música, variante Violino, na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, na classe de Radu Ungureanu.