Banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Santa Iria

Filarmónicas de Vila Franca de Xira

Bandas de música, história e atividades no Concelho

  • Banda da Sociedade Euterpe Alhandrense
  • Banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Santa Iria
  • Banda do Ateneu Artístico Vilafranquense
Banda da Sociedade Euterpe Alhandrense

A Banda da Sociedade Euterpe Alhandrense, fundada em 1862, foi a génese da Coletividade. Embora com atividades paralelas na vasta área da cultura, recreio e desporto, que se estendem por mais de uma dezena de secções/núcleos, a Banda continua a ser a sua principal atividade e motivo de orgulho da mesma. Contou desde sempre com um conjunto de músicos e maestros de valor, de que é expoente máximo o maestro José da Silva Marques.

A Banda conta neste momento com 42 elementos. Tem participado em numerosas atuações um pouco por todo o País. Deslocou-se ao estrangeiro (França, em 1993, Alemanha, em 1995, onde participou no Concurso “Taça de Alemanha”, na cidade de Alsfeld). É dirigida, desde 1995, pelo maestro Armindo Pereira Luís.

Banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Santa Iria

A Escola de Música deu os primeiros passos em 1988, recrutando os seus alunos nas escolas das freguesias da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa. Decorridos dois anos, por ocasião do Dia Municipal do Bombeiro, a Banda faz a sua primeira atuação, tendo ficado o dia 27 de outubro de 1990 como a data da sua criação. O seu fundador foi o Maestro José Ribeiro da Silva e desde então a Banda de Música faz parte das atividades culturais da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Santa Iria. Em 1999, a Banda viu as suas condições melhoradas com a inauguração do novo Quartel dos Bombeiros na Av. D. Vicente Afonso Valente. Para trás, ficavam dez anos de Música e boas recordações no antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários, junto ao rio Tejo.

Ao longo da sua vida a Banda tem efetuado e organizado diversas atuações, destacando-se os concertos de Natal e Ano Novo, Encontro de Bandas do Concelho, Dia Municipal do Bombeiro, aniversários da Associação. Atuou em festas e romarias populares no Município de Vila Franca de Xira (Colete Encarnado e Feira de Outubro) e na região de Lisboa (Procissão da Graça, Feira da Luz).

Em 2015, a Banda de Música participou nas gravações da telenovela da TVI, Santa Bárbara, figurando e tocando como a Filarmónica da localidade.

A Escola de Música conta com cerca de 70 alunos, 10 professores, 7 turmas de Formação Musical, classes de instrumentos de sopro, percussão, guitarra, piano e violino. A classe de conjunto – que faz a transição entre a Escola de Música e a Banda de Música – é a Banda Juvenil, composta por 35 jovens músicos. Nos últimos 5 anos, 15 dos músicos ingressaram no regime integrado da Escola de Música do Conservatório Nacional, Escola Profissional Metropolitana e Conservatório Regional.

BMBVPSA

Banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Santa Iria

Banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Santa Iria

A Banda dos Bombeiros da Póvoa de Santa Iria conta com 35 músicos, tendo a grande maioria iniciado os seus estudos musicais na Escola de Música da Banda a partir de tenra idade. Para todos, a Música foi, e será, fundamental, durante o percurso académico. Desde o dia 1 de outubro de 2017, a direção artística e pedagógica está a cargo do maestro Luis Vieira.

Banda do Ateneu Artístico Vilafranquense

O Ateneu Artístico Vilafranquense foi fundado a 1 maio de 1891, sucedendo à Fanfarra 1º de Maio (1891 – 1906), Grémio Popular Vilafranquense (1906 – 1908), Centro Eleitoral Republicano (1908 – 1914) e Grémio Artístico Vilafranquense (1916 – 1939).

Coletividade de Vila Franca de Xira, tem a sua génese no “Grupo Ocarinista” fundado, em 1888, por Joaquim dos Reis Tralha que mais tarde foi um dos fundadores da “Fanfarra 1º de Maio”, em 1891. No ano seguinte, apresentou-se uma Fanfarra ao público vilafranquense com 16 executantes, aumentado esse número em 1894, para 27 músicos.

A música continua a ser um dos pilares da associação cultural, refletida na Banda, no Coro, na Orquestra Juvenil e na Escola de Música. O Ateneu assume-se como uma associação cultural, recreativa e desportiva, que tem por objeto o cultivo das artes, formação humana através da educação cultural, cívica e desportiva dos seus associados e da população geral.

BAAV

Banda do Ateneu Artístico Vilafranquense

Banda do Ateneu Artístico Vilafranquense

EVENTOS

XXV Encontro de Bandas Concelho de Vila Franca de Xira

XXV Encontro de Bandas

XXV Encontro de Bandas

XXV Encontro de Bandas do Concelho de VFX

III Festival Internacional de Bandas

Dia 27 de outubro de 2014, a Sociedade Euterpe Alhandrense, coletividade de cultura, recreio e desporto da Freguesia de Alhandra, promoveu o III Festival Internacional de Bandas, integrado no programa das comemorações dos 150 anos da coletividade. A iniciativa teria início pelas 11h30 com a apresentação de cumprimentos na Praça 7 de março em Alhandra. Pelas 15:00 horas, no auditório da Sociedade Euterpe Alhandrense, realizar-se-ia o concerto com as bandas participantes: Frysk Fanfare Orkest (Holanda), Banda Musical Pinheirense, Banda da Sociedade Imparcial 15 de janeiro de 1898 de Alcochete, Banda da Sociedade Euterpe Alhandrense.

0 comentários

Deixe um comentário

Quer participar?
Deixe a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *