Vila Franca de Xira e as suas oficinas de instrumentos
Oficinas de Instrumentos
Construtores de instrumentos no Concelho de Vila Franca de Xira
Inocêncio Casquinha
Inocêncio Casquinha (n. Arcena, Alverca do Ribatejo, 1951) é um construtor de instrumentos musicais a partir de materiais reutilizados, conhecido na região e no país. Transforma resíduos e materiais em fim de vida em instrumentos e marionetas. Foi entrevistado em vários programas de Televisão, RTP e TVI. Apresentou as suas criações em Portugal (de Norte a Sul), em Espanha e Itália.
Foi membro da extinta Tuna de Arcena e gravou “Puleando – O artesão da música”, um disco com treze temas.
Tocou para Mário Soares quando era Presidente da República.
À volta da sua sala há dezenas de instrumentos. “Violas feitas de lata, um cavaquinho que antes foi um dispensador de guardanapos, gaitas de foles com luvas de limpeza e sacos de vinho incorporados e uma bateria onde os pratos são tampas de tachos”. (Mirante, 12/11/2020)
Dominando as artes de carpintaria, marcenaria e olaria, faz aerofones (ocarina, gaita de fole e outros), cordofones (cavaquinho, viola, rabel, sarronca), idiofones diversos (cana rachada, reco-reco, matraca).
A ocarina foi, segundo Inocêncio Casquinha, um instrumento muito utilizado no século XIX no Concelho. Houve um grupo ocarinista em Vila Franca entre 1888-1890, com músicos oriundos da Banda Filarmónica. O grupo deu origem criou depois a fanfarra 1º de Dezembro.
Inocêncio Casquinha começou a fazer os seus instrumentos aos 5 anos de idade. No meio rural fazia-se os próprios instrumentos e brinquedos, e o gosto pelos instrumentos começou então. Profissionalmente foi eletricista, técnico de máquinas e, mais tarde, animador cultural do Município de Vila Franca de Xira.
O projeto Reciclanda promove a reutilização, reciclagem e sustentabilidade desde idade precoce.
Com música, instrumentos reutilizados, poesia e literaturas de tradição oral, contribui para o desenvolvimento global da criança e o bem estar dos idosos. Faz ACD e ALD (formações de curta e longa duração), realiza oficinas de música durante o ano letivo e dinamiza atividades em colónias de férias. Municípios, Escolas, Agrupamentos, Colégios, Festivais, Bibliotecas, CERCI, Centros de Formação, Misericórdias, Centros de Relação Comunitária, podem contratar serviços Reciclanda.
Contacte-nos:
António José Ferreira
962 942 759
José Inocêncio, bateria reutilizada, com José Gavino, concertina