Vila Franca de Xira e as suas oficinas de instrumentos

Inocêncio Casquinha, construtor de instrumentos feitos de materiais reutilizados

Oficinas de Instrumentos

Construtores de instrumentos no Concelho de Vila Franca de Xira

Inocêncio Casquinha

Inocêncio Casquinha (n. Arcena, Alverca do Ribatejo, 1951) é um construtor de instrumentos musicais a partir de materiais reutilizados, conhecido na região e no país. Transforma resíduos e materiais em fim de vida em instrumentos e marionetas. Foi entrevistado em vários programas de Televisão, RTP e TVI. Apresentou as suas criações em Portugal (de Norte a Sul), em Espanha e Itália.

Foi membro da extinta Tuna de Arcena e gravou “Puleando – O artesão da música”, um disco com treze temas.

Tocou para Mário Soares quando era Presidente da República.

À volta da sua sala há dezenas de instrumentos. “Violas feitas de lata, um cavaquinho que antes foi um dispensador de guardanapos, gaitas de foles com luvas de limpeza e sacos de vinho incorporados e uma bateria onde os pratos são tampas de tachos”. (Mirante, 12/11/2020)

Inocêncio Casquinha, construtor de instrumentos feitos de materiais reutilizados

Inocêncio Casquinha, construtor de instrumentos feitos de materiais reutilizados, foto MPAGDP

Dominando as artes de carpintaria, marcenaria e olaria, faz aerofones (ocarina, gaita de fole e outros), cordofones (cavaquinho, viola, rabel, sarronca), idiofones diversos (cana rachada, reco-reco, matraca).

A ocarina foi, segundo Inocêncio Casquinha, um instrumento muito utilizado no século XIX no Concelho. Houve um grupo ocarinista em Vila Franca entre 1888-1890, com músicos oriundos da Banda Filarmónica. O grupo deu origem criou depois a fanfarra 1º de Dezembro.

Inocêncio Casquinha começou a fazer os seus instrumentos aos 5 anos de idade.  No meio rural fazia-se os próprios instrumentos e brinquedos, e o gosto pelos instrumentos começou então. Profissionalmente foi eletricista, técnico de máquinas e,  mais tarde, animador cultural do Município de Vila Franca de Xira.

Inocêncio Casquinha na Praça da Alegria, o segundo a contar da esquerda, com Sónia Araújo, Rão Kyao e Jorge Gabriel

Inocêncio Casquinha na Praça da Alegria, o segundo a contar da esquerda, com Sónia Araújo, Rão Kyao e Jorge Gabriel

Reciclanda

Reciclanda, música e poesia para um mundo melhor

O projeto Reciclanda promove a reutilização, reciclagem e sustentabilidade desde idade precoce.

Com música, instrumentos reutilizados, poesia e literaturas de tradição oral, contribui para o desenvolvimento global da criança e o bem estar dos idosos. Faz ACD e ALD (formações de curta e longa duração), realiza oficinas de música durante o ano letivo e dinamiza atividades em colónias de férias. Municípios, Escolas, Agrupamentos, Colégios, Festivais, Bibliotecas, CERCI, Centros de Formação, Misericórdias, Centros de Relação Comunitária, podem contratar serviços Reciclanda.

Contacte-nos:

António José Ferreira
962 942 759

José Inocêncio, bateria reutilizada, com José Gavino, concertina