Coros de Vila Real

Grupos e atividade coral no Concelho

  • Coral da Cidade de Vila Real
  • Coro da de Vila Real
  • Coro Misto de Mouçós
Coral da Cidade de Vila Real

O Coral da Cidade de Vila Real surgiu do gosto pelo canto e pela divulgação da música não só na região mas também noutros locais, dentro e fora do país, num contributo para a visibilidade cultural que caracterizou a cidade ao longo da sua História. Constituiu-se oficialmente como associação sem fins lucrativos em Julho de 2009, fruto da vontade e dos donativos dos elementos que, à data, integravam o Coro de Vila Real.

Coral da Cidade de Vila Real

Coral da Cidade de Vila Real, ft Notícias de Vila Real

Desde a sua criação, tem recebido o apoio da autarquia, dos sócios e da Delegação Regional da Cultura do Norte, mediante aprovação de candidaturas no âmbito do projeto de Apoio aos Agentes Culturais.

O Coral da Cidade de Vila Real teve o seu primeiro ensaio no dia 11 de dezembro de 2007, com uma adesão de aproximadamente 30 elementos. A apresentação oficial ocorreu no Teatro Municipal de Vila Real, a 4 de dezembro de 2008. Com um repertório que procura abordar as várias vertentes corais, contemplando temas populares portugueses, galaico-portugueses, espirituais e música sacra de várias épocas, desenvolve a sua atividade no Conservatório Regional de Música de Vila Real, e desde a sua fundação tem participado em diversos eventos musicais, quer desenvolvidos por iniciativa própria quer pela autarquia ou ainda a convite de outros grupos, outras instituições e autarquias, em Portugal e Espanha (Galiza).

Coro da de Vila Real

O Coro da de Vila Real é composto por homens e mulheres, jovens e adultos, que comungam do objetivo comum de louvar a Deus por meio de Música Sacra e Cânticos Litúrgicos.

Coro Misto de Mouçós

Sediado na Estrada Nacional, nº 15 5000-360 Vila Real, o Coro Misto de Mouçós é formado por 35 elementos que vão desde os 10 aos 60 anos. Com duas décadas de existência, animou numerosas cerimónias religiosas e casamentos. Oferece, maioritariamente, um repertório marcado pela música litúrgica. O Coro misto de Mouçós canta a três vozes. Para as acompanhar, estão os instrumentos como o piano, órgão, viola, baixo, sopros e percussões.

Coro Misto de Mouçós

Coro Misto de Mouçós

Fontes: os respetivos coros