Alcobaça e os seus auditórios
Auditórios de Alcobaça
Salas de espetáculo do Concelho
Cine-Teatro de Alcobaça
Nos anos 1940 surgiu o Cine-Teatro de Alcobaça, na Rua Afonso de Albuquerque, com novas comodidades e adaptado aos novos tempos que surgiam na época. O novo edifício era propriedade da empresa Almeida, Monteiro e Leitão. No entanto, foi ao espírito empreendedor de João D’Oliva Monteiro que se deve a idealização desta nova sala de espectáculos da autoria do ilustre Arquitecto suíço que se estabeleceu em Leiria em 1890, Ernesto Korrodi e de seu filho Camilo Korrodi.
O Arquitecto Ernesto Korrodi muito fez pelo património edificado do país. Para além do vasto trabalho na recuperação do património histórico – como é o caso da recuperação do Castelo de Leiria – foi um dos expoentes da Arte Nova em Portugal, tendo recebido vários galardões entre os quais o Prémio Valmor.
O edifício do Cine-Teatro de Alcobaça é um feito importantíssimo não só na carreira dos Arquitectos Korrodi, como também na história da arquitectura portuguesa dos anos 40.
Não se pode deixar de salientar o grande interesse arquitectónico do painel escultórico em alto-relevo na fachada principal que tanto brilho confere àquele edifício.
A 18 de dezembro de 1944 foi inaugurado o Cine-Teatro de Alcobaça, considerado por muitos um dos mais belos do país. A lotação da sala na época era de 732 lugares.
No programa inaugural constava a comédia em três actos – “A velha rabugenta”, da Companhia da actriz Maria Matos. Nos dias 19 e 20 de dezembro, a mesma companhia apresentou as peças a Marechala e o Fiel Amigo, cada uma delas também com três atos. No final dos anos 80, a sala do Cine-Teatro de Alcobaça passa a ser explorada pela Empresa Lusomundo, exibindo filmes aos domingos, terças, quintas, sextas e sábados.
Em 1998 a Câmara Municipal de Alcobaça adquiriu o edifício com o intuito de proceder à sua recuperação, o que aconteceu em 2002 com o início das obras de recuperação e reconstrução do novo edifício do Cine-Teatro de Alcobaça.
A 12 de novembro de 2004 aconteceu a reabertura ao público. Nesta nova etapa o Cine-Teatro já é uma sala de referência nacional. A programação, eclética e de qualidade, abrange a todas as Artes do Espectáculo.
Em mais de 2 000 espetáculos, passaram pelo Cine-Teatro de Alcobaça nomes como o Ballet Estatal do Palácio da Música de Kiev, Delfins, Mafalda Veiga, Sérgio Godinho, Raul Solnado, José Pedro Gomes, Mário Marques, António Feio, David Fonseca, Mário Laginha, Pedro Abrunhosa, António Rosa, Michael Nyman, Lloyd Cole, Rita Guerra, Jorge Palma, André Sardet, Brad Mehldau, Eunice Muñoz, Blind Zero, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Sérgio Carolino, Ballet Nacional da Croácia, Clã, João Pedro Pais, Bernardo Sasseti, Ana Moura, Stacey Kent, Kenny Garret, Lisa Ekdahl, Madredeus, Nouvelle Vague, António Pinho Vargas, Paulo de Carvalho, Rodrigo Leão, Martina Topley Bird, Raul Midón, Carmen Souza, Herman José, The Gift, António Zambujo, Deolinda, Camané, Carminho, Cecília Krull, Miguel Araújo, Moonspell, Os Quatro e Meia, Marco Rodrigues, Bárbara Tinoco, Quorum Ballet assim como o Festival Internacional de Acordeão, o Festival Cistermúsica e o Festival Books & Movies. Paralelamente à programação de público geral, o teatro tem uma relação muito próxima com as coletividades e escolas do concelho, acolhendo regularmente muita da sua atividade cultural. O Cine-Teatro de Alcobaça acolhe igualmente muita da programação Artemrede, da qual o Município de Alcobaça é sócio fundador e, desde julho de 2023 é estrutura integrante da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.
Integra a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.
Fonte: RTCP

Cine-Teatro de Alcobaça








