Banda Filarmónica de Pinela
Filarmónicas de Bragança

Bandas de música, história e atividades no Concelho

  • Banda Filarmónica de Bragança
  • Banda Filarmónica de Pinela
  • Banda Musical de Izeda
Banda Filarmónica de Bragança

A Banda Filarmónica de Bragança foi fundada em 1977. Durante vários anos manteve-se num formato de pequena dimensão sobre a direção musical do maestro Albino Carneiro, tendo regularmente um efetivo de 16 a 20 músicos e chegando a adotar a denominação de Mini-Banda de Bragança. Na década de 90, a direção musical foi assumida pelo maestro José Barradas, fase em que a Banda Filarmónica de Bragança atingiu os 30 músicos.

Em 2007 a Banda entrou numa nova fase sob a direção musical do maestro Chéu Líbano. Desde então, foi criada uma escola de música com um projeto educativo definido e um corpo docente como apoio à formação dos alunos e músicos efetivos da Banda. Neste momento fazem parte desta Associação Filarmónica 42 músicos efetivos e 20 alunos na escola de música. A Banda Filarmónica de Bragança tem como objetivos primordiais o incentivo pela aprendizagem musical das crianças e jovens de Bragança e a promoção da cidade.

BFB

Banda Filarmónica de Bragança

Banda Filarmónica de Bragança

Banda Filarmónica de Pinela

A Banda Filarmónica de Pinela é uma coletividade de natureza filarmónica da freguesia de Pinela, concelho de Bragança.

BFP

Banda Filarmónica de Pinela

Banda Filarmónica de Pinela

Banda Musical de Izeda

Coletividade centenária fundada em 1895, a Banda de Música de Izeda, tem dignificado a Vila de Izeda e proporcionado aos seus elementos uma formação contínua a nível musical e cultural, sendo um pilar fundamental da região para a formação de gerações vindouras. No seu currículo constam inúmeras atuações em festas religiosas e cívicas, concertos, festas populares, desfiles e comemorações. Esta coletividade é sócio fundador da Federação Transmontano-Duriense de Bandas Filarmónicas. Está inscrita no Instituto Português da Juventude, no INATEL e no Registo Nacional das Associações Juvenis.

Gravou o seu 1º CD em 2010 sob a direção musical do maestro Hugo Diz. Participa regularmente em iniciativas culturais, convívios e intercâmbios onde se destaca a deslocação a França a convite da Philharmonique Portugaise de Paris.

BMI

Banda Musical de Izeda

Banda Musical de Izeda

Em 2013, o maestro Carlos Costa assumiu a direção artística e pedagógica da Banda de Música de Izeda, com o principal objetivo de reforçar e fortalecer os pilares da Banda de música. Desde então, foi criada uma escola de música com um projeto educativo definido e um corpo docente como apoio à formação dos alunos e músicos efetivos da coletividade. A principal função destas “Oficinas da música”, assim intituladas, passa pelo incentivo na aprendizagem musical das crianças e jovens de Izeda e suas freguesias envolventes.

É composta por cerca de 40 elementos sendo estes na sua maioria jovens que se formam na sua Escola de Música.