Rancho Folclórico e Etnográfico Os Oleiros
Folclore nas Caldas da Rainha

Grupos etnográficos, tradições e atividades no Concelho

  • Região: Estremadura (Alta Estremadura)
  • Distrito: Leiria
  • Concelho: Caldas da Rainha

02 grupos

  • Rancho Folclórico e Etnográfico “Os azeitoneiros” de Alvorninha
  • Rancho Folclórico e Etnográfico Os Oleiros
Rancho Folclórico e Etnográfico “Os azeitoneiros” de Alvorninha

Em 28 de agosto de 1983 foram inauguradas as obras de restauro da Igreja Matriz de Alvorninha. Entre as várias atividades culturais que animaram a festa, apresentou-se em palco um grupo de jovens que representou algumas danças folclóricas. Tendo sido recebidos com carinho, foram requisitados para diversas atuações.

Com o seu primeiro nome, Rancho Folclórico “Juventude em Flor”, retratavam uma juventude repleta de energia e que desejava ir mais longe, fazendo uma recolha exaustiva junto da população mais idosa da sua terra.

Após um estudo exaustivo a par da recolha de informações, em 1986 tomaram a decisão de alterar o nome do grupo para Rancho Folclórico e Etnográfico “Os Azeitoneiros” de Alvorninha, trajados a rigor.

Após exaustiva recolha de dados, o grupo trajou em homenagem aos antepassados e à atividade da apanha da azeitona, significativa na localidade.

Apresentam os trajes de noivos, domingueiro, de feirante, de patrões, de trabalho e os utensílios que o complementam.

O Rancho é membro efetivo da Federação do Folclore Português.

Rancho Folclórico e Etnográfico "Os azeitoneiros" de Alvorninha

Rancho Folclórico e Etnográfico “Os azeitoneiros” de Alvorninha

Rancho Folclórico e Etnográfico Os Oleiros

O Rancho Folclórico e Etnográfico Os Oleiros surgiu depois da organização de umas marchas populares, em 1986, por um grupo de entusiastas. Teve a sua origem a 29 de julho de 1987.  Em 1999, no dia do seu XIII Festival Nacional de Folclore, “Os Oleiros” viraram uma página da sua história, ao apresentar os novos trajes, fruto de um longo trabalho de pesquisa e da vontade firme de procurar as suas raízes.

Rancho Folclórico e Etnográfico Os Oleiros

Rancho Folclórico e Etnográfico Os Oleiros

A Região em que se insere é na Alta Estremadura. Os seus trajes representam os domingueiros ricos, remediados e pobres, bem como os trabalhadores agrícolas, que se fazem acompanhar dos seus respetivos utensílios. As suas danças e cantares são as características da região, modas muito cantadas e dançadas pelos seus antepassados. Todos os anos, o rancho organiza o seu Festival Nacional de Folclore, bem como o Festival “Arlindo Estêvão”. Tem participado em festivais, festas e romarias, levando as tradições da região por todo o território nacional e em vários eventos internacionais.

Fontes do Musorbis Folclore:

A “Lista dos Ranchos Folclóricos” disponível na Meloteca resulta de uma pesquisa aturada no Google e da nossa proximidade nas redes sociais. No Musorbis, em desenvolvimento, foram revistos todos os historiais de grupos etnográficos. Para facilitar a leitura, foram retirados pormenores redundantes e subjetivos, e foram corrigidos erros de português.