Grândola e os seus auditórios

Cineteatro Grandolense

Auditórios de Grândola

Salas de espetáculo Concelho

Cinema Granadeiro

O Cinema Granadeiro foi inaugurado em 1971, com a projeção do filme «Love story». Era, então, a única sala de espetáculos mista (cinema e teatro) existente na região, realizando normalmente três sessões noturnas por semana, com uma programação que estava a cargo da empresa Lusomundo. A sua construção deveu-se à iniciativa da empresa I. Granadeiro, a maior unidade fabril de preparação e transformação de cortiça da segunda metade do século XX, em Grândola.

Após um período de encerramento, foi adquirido pelo município em 2006 e reaberto em 2009, na sequência das obras de requalificação realizadas em parceria com o grupo Pelicano/Pinheirinho.

O Cine Granadeiro é um dos principais equipamentos culturais do concelho de Grândola e tem excelentes condições para acolher cinema, música, artes de palco, colóquios e seminários. A sala tem capacidade para 234 pessoas, com 6 lugares com cadeiras removíveis destinados a pessoas com diversidade funcional.

Este espaço emblemático de Grândola dispõe de uma sala confortável e tem ótimas condições acústicas e de projeção. As remodelações realizadas permitiram qualificar significativamente os requisitos técnicos do espaço e assegurar a maior comodidade dos seus utilizadores, sem alteração das linhas originais.

Cine Granadeiro

Cine Granadeiro

O Auditório tornou-se o primeiro equipamento cultural no Alentejo Litoral a disponibilizar cinema digital, oferecendo aos seus utentes as condições de exibição cinematográfica de que desfrutam as populações dos principais centros urbanos, possibilitando uma programação de cinema mais variada, atual e abrangente, privilegiando a diversidade de formatos e origens.

Dotado de camarins devidamente apetrechados e de um palco com dimensões adequadas, no Cine Granadeiro podem ser apresentados espetáculos musicais, produções de teatro, sessões de dança e artes circenses, entre muitas outras expressões artísticas, contribuindo para qualificar e diversificar a oferta cultural do município, bem como apoiar a atividade dos principais agentes de cultura locais.

Integra a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.

Cineteatro Grandolense

O antigo Cineteatro Grandolense, inaugurado em 1935, foi até 1965 um dos principais centros da atividade cultural de Grândola, onde se realizaram inúmeros saraus e récitas de beneficência, sessões de teatro, música e cinema. Adquirido pelo município em 1998, este emblemático edifício, devido à relevância histórica, patrimonial e cultural, foi requalificado em 2010, no âmbito do Projeto de Requalificação do Centro Tradicional de Grândola. Embora mantendo as características arquitetónicas, o equipamento cultural municipal foi renovado, está dotado de uma plateia amovível de 72 lugares, de todas as condições físicas de conforto, equipamentos e suportes técnicos e está vocacionando para pequenos concertos, sessões literárias, colóquios, exposições, entre outras iniciativas.

Cineteatro Grandolense

Cineteatro Grandolense