Lagoa (São Miguel) e o seu folclore

Grupo Folclórico Pauense
Folclore de Lagoa

Grupos Etnográficos, Tradições e Atividades no Concelho

  • Região: Região Autónoma dos Açores
  • Ilha: São Miguel

03 grupos

  • Associação Cultural Grupo Jovem Pauense
  • Associação de Jovens de Lagoa “O GRUJOLA”
  • Grupo Folclórico Pauense
Associação Cultural Grupo Jovem Pauense

A Associação Cultural Grupo Jovem Pauense fundada em 1987, tendo como objetivos a preservação e divulgação da genuinidade das tradições culturais da sua terra.

Esta Associação tem vindo a desenvolver, desde que o início da sua criação, um trabalho minucioso de estudo, levantamento e recolha dos trajes, danças, cantares e instrumentos utilizados pelo povo da freguesia de Água de Pau.

A recolha efetuada teve como fontes de pesquisa peças de vestuário expostas no Museu Carlos Machado de Ponta Delgada, bem como diversas indumentárias guardadas por pessoas que as herdaram dos seus antepassados.

Para além das inúmeras atuações que já realizou em todos os concelhos da ilha de S. Miguel e noutras parcelas açorianas, o grupo orgulha-se de já ter participado em prestigiados festivais de folclore de caráter nacional e internacional no Continente Português.

Grupo Folclórico Pauense

Grupo Folclórico Pauense

Associação de Jovens de Lagoa “O GRUJOLA”

O Grujola, designação abreviada de Grupo de Jovens de Lagoa, foi fundado em 1978 no Concelho de Lagoa por um grupo de jovens, incluindo alguns do anterior grupo de folclore de Nossa Senhora do Rosário.

Desde a sua fundação, o Grujola tem desenvolvido atividades de carácter recreativo, desportivo e cultural, nomeadamente jogos, provas desportivas, teatro e folclore, tendo-se dedicado, nos últimos anos, apenas ao folclore. Fazem parte do grupo cerca de 35 elementos ativos.

Tem realizado diversas atuações em todos os concelhos da ilha de São Miguel, bem como em outras ilhas, em Portugal Continental, Espanha, Madeira, Estados Unidos da América e Canadá.

No ano de 1995, o grupo Grujola preparou uma gravação áudio no antigo C.A.T.E com o grupo infantil (versão cantada e instrumental), com algumas músicas do folclore micaelense para apoio às escolas, tendo participado também, em 1997, no programa “Natal dos Hospitais”. Nesta altura é lançado o 1º número da revista “Reviver”, elaborada e organizada por alguns elementos do grupo, com recolhas de informação, entrevistas e fotografias de aspeto de património local, tais como artes e ofícios do Concelho.

Em 1997, 1998 e 2006, o Grujola promoveu três cursos de instrumentos de corda, nomeadamente viola da terra e violão.

Em 1997, foi inaugurada a sede do grupo folclórico Grujola, sito junto à Piscina Municipal, que resultou da adaptação/ remodelação do antigo edifício do Matadouro Municipal de Lagoa, recuperando todos os elementos arquitetónicos de valor ainda existentes.

CONTACTOS

Rua do Vigário, 1
9560 Lagoa (N. Sra. do Rosário)

 

2 comentários
  1. Helena Ferreira
    Helena Ferreira says:

    Fantástico website! Muito obrigada pela disponibilização de toda esta informação. Parabéns pelo trabalho.
    Permitem-me, no entanto, acrescentar que ainda mais antigo que o grupo Pauense, existe também o grupo folclórico Grujola (GRUpo de JOvens da LAgoa) que iniciou oficialmente a sua atividade em 1979.
    Cumprimentos e continuação de excelente trabalho!

    Responder

Deixe um comentário

Quer participar?
Deixe a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *