Leiria e a sua paisagem sonora

Fontes Sonoras

Paisagens sonoras de Leiria

Fontes Sonoras

Fontes Sonoras é um projeto de exploração e investigação artística centrado na escuta ativa e na paisagem sonora da aldeia das Fontes. Inserido numa abordagem site-specific, o projeto Fontes Sonoras assume-se como uma ramificação do festival Nascentes e visa a criação de obras sonoras que dialoguem de forma sensível e sustentável com o lugar, integrando dimensões ecológicas, culturais e comunitárias.

A curadoria é assegurada por Raquel Castro, investigadora e curadora especializada em arte sonora, fundadora do festival Lisboa Soa e da associação Sonora. A sua abordagem curatorial centra-se na relação entre som, espaço e consciência ambiental, promovendo a arte sonora como ferramenta crítica e sensível para a mediação de questões socioecológicas.

Na belíssima aldeia das Fontes, atravessada pelo rio Lis, Inês Tartaruga Água e Xavier Paes desenvolvem a sua residência artística, promovendo processos criativos ancorados na escuta profunda, na investigação de campo e na interação comunitária. O modelo de residência privilegia a experimentação artística em ambiente rural, fomentando práticas interdisciplinares e colaborativas.

O principal objetivo do Fontes Sonoras é criar condições para a experimentação e diálogo de obras que se inscrevem de forma crítica e poética no território, promovendo uma escuta expandida e contribuindo para a valorização do património sonoro local. Através da criação artística, o projeto atua como catalisador de novas formas de perceção e envolvimento com o espaço, cruzando arte, ecologia e participação comunitária.

Entre os dias 1 e 10 de Maio, a dupla de artistas Inês Tartaruga Água e Xavier Paes estão em residência na aldeia, num processo de encontro com a paisagem sonora e o património humano onde desenvolvem uma apresentação com base no som e na mais pura e inspiradora das performances, que é a natureza.

A residência culminará com uma apresentação pública. Uma oportunidade para refletir sobre a relação entre humano e forças da natureza, estimulando a escuta ativa e dando espaço à criação exploratória de novos sons.

Santa Melodica (sinking harmonies)

Na primeira residência do Fontes Sonora, Andreas desenvolve a instalação “Santa Melodica (sinking harmonies)”.
A instalação/performance, inspira-se no rio Lis que atravessa a bonita aldeia das Fontes como uma corrente sonora, presente na vida da aldeia.

Fontes Sonoras

Fontes Sonoras

Bio

Inês Tartaruga Água e Xavier Paes são artistas visuais e sonoros que trabalham em colaboração desde 2015, explorando o som, a ecologia e a performatividade dos territórios que habitam. Com uma prática profundamente ligada à improvisação e a uma abordagem DIY, desenvolvem peças sonoras onde o corpo, o lugar e os fenómenos naturais se tornam elementos centrais da composição.

Fonte: Omnichord

24 de abril de 2025