Coro Municipal da Lourinhã
Coros da Lourinhã

Grupos corais do Concelho

Coro Municipal da Lourinhã

Fundado pelo Município no último trimestre de 2003, o Coro Municipal da Lourinhã tem como objetivo a promoção e divulgação da música coral, através de um reportório diversificado, com o qual pretende englobar todas as épocas da história da música ocidental, dando especial destaque à música portuguesa.

A sua atividade tem sido intensa desde a primeira apresentação pública, em 2004 na Igreja de Santa Maria do Castelo na Lourinhã. Desde então, tem participado em numerosos eventos e encontros corais por várias regiões do país.

Promove anualmente os concertos de Natal e /ou de Reis, Páscoa, Comemoração do 25 de Abril, entre outros. Foi o promotor dos 1º e 2º Encontros de Coros Municipais e do ECO – Encontro de Coros do Oeste. Estes eventos trouxeram à Lourinhã coros oriundos dos mais diversos concelhos do país, fomentando um intercâmbio cultural de grande relevância. No papel de anfitrião, teve a honra de acolher dois coros internacionais: “Coro de Câmara de Zurique” (Suíça) – 2011 e o “Chorale d’Arcambal” (França)- 2012.

Em 2009, encetou parcerias com as Bandas Filarmónicas do Concelho da Lourinhã, proporcionando espetáculos de grande dimensão artística, com a interpretação de obras de célebres compositores europeus.

Em 2016, no âmbito da assinatura de protocolo de geminação entre as autarquias de Lourinhã e Deuil-la-Barre (França), o coro fez uma incursão por terras francesas destacando-se três concertos: na “Salle des Fêtes” de Deuil-la-Barre, a atuação conjunta com coro litúrgico local na Igreja de Eaubonne e a atuação na igreja francesa de São Luís.

No seu reportório, o Coro Municipal inclui temas inéditos e arranjos do seu atual maestro, Carlos Pedro Alves, com principal incidência no reportório de Natal tradicional português e peças do emblemático músico e cantor José Afonso.

Em 2013, no âmbito da Gala das Distinções da ADL, o Coro foi galardoado com o primeiro prémio na categoria de Música, Animação, Entretenimento e Artes.

CML

Coro Municipal da Lourinhã

Coro Municipal da Lourinhã

Desde a sua fundação e até Junho de 2008, o Coro esteve sob a direção artística do Maestro Afonso Granjo. De Novembro de 2008 a Julho de 2011, dirigiu o coro o Maestro João Pereira. A partir de Outubro de 2011, Carlos Pedro Alves é o maestro titular do Coro Municipal da Lourinhã.