Igreja de Moita dos Ferreiros, Lourinhã, templo com órgão de tubos
Órgão da igreja matriz de Moita dos Ferreiros

De acordo com as informações de que dispomos, existem órgãos de tubos nas seguintes igrejas do Concelho:

Igreja Matriz de Moita dos Ferreiros

[ Igreja Paroquial ] [ Nossa Senhora da Conceição ]

Igreja de Moita dos Ferreiros, Lourinhã, templo com órgão de tubos

Igreja de Moita dos Ferreiros, Lourinhã

A data de constituição da paróquia de Nossa Senhora da Conceição deve ter ocorrido em 1689, data que se encontra gravada no jazigo e sepultura, existente junto ao Altar-Mor da Igreja Matriz. Esta contém a inscrição: “Jazigo e sepultura de Simão do Reguo e de sua mulher Maria Mendes e de seus herdeiros dada pelo Arcebispo de Lisboa e Capelão mor del-Rei e do seu conselho de Estado. Ano de 1689. Veritas.”

Ao longo dos anos, a igreja sofreu várias alterações, tendo sido concluída no século XX, com a colocação da última Torre Sineira. Simão Reguo, personagem a quem talvez se deva a construção da primeira Igreja, descendia de uma família da Vila de Óbidos, cujos membros, em finais do século XIV, exerciam altos cargos nessa vila e eram dos mais ricos proprietários.

À família Rego se deve a construção da atual Igreja, no local da primeira, mas de muito maior dimensão. Existia, também, na localidade o Palácio “Veiga Rego”, sendo ainda possível observarmos uma das paredes ornamentada com belos azulejos.

Fonte: CML

0 comentários

Deixe um comentário

Quer participar?
Deixe a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *