Fórum Municipal Luísa Todi
Auditórios de Setúbal

Salas de espetáculo musical e dança do Concelho

  • A Gráfica – Centro de Criação Artística
  • Auditório José Afonso
  • Casa da Cultura
  • Fórum Municipal Luísa Todi
A Gráfica – Centro de Criação Artística

A Gráfica – Centro de Criação Artística é um espaço onde todas as formas de pesquisa e expressão artística contemporânea se fundem: artes visuais, performativas, design, literatura, cultura digital, arquitetura, entre outras.

A Gráfica - Centro de Criação Artística

A Gráfica – Centro de Criação Artística

Auditório José Afonso

O Auditório José Afonso é um auditório ao ar livre, equipamento de caráter lúdico, vocacionado para artes do espetáculo, construído sob a forma de pórtico e localizado no Largo José Afonso, junto da Avenida Luísa Todi.

O auditório, edificado no âmbito do programa Viver Setúbal – POLIS e inaugurado em 2005, tem uma estrutura no formato de um grande arco cénico que enquadra um auditório ao ar livre, com capacidade para 2500 espetadores. O pórtico, com perto de 20 metros de altura, serve de estrutura de apoio ao palco, sustendo uma teia metálica motorizada com capacidade para ser adaptada a espetáculos com necessidades diferentes.

Auditório José Afonso

Auditório José Afonso, graffiti Sérgio Odeith

O street artist Sérgio Odeith pintou, em 2014, um graffiti em toda a extensão da empena sul do auditório, reproduzindo uma fotografia do início do século XX, do acervo do Arquivo Fotográfico Américo Ribeiro, na qual é retratado um menino vendedor de pássaros. A iniciativa, que constituiu uma homenagem ao fotógrafo setubalense Américo Ribeiro, foi realizada no âmbito do projeto “Arte em Toda a Parte”, promovido pela Immochan, com o apoio da Câmara Municipal, e que incluiu várias manifestações artísticas de caráter urbano no decurso da construção do centro comercial Alegro Setúbal. “O Rapaz dos Pássaros”, como ficou conhecida a obra de Odeith, foi eleito em 2014, pelo movimento I Support Street Art, um dos melhores 24 murais de todo o mundo.

Casa da Cultura

A Casa da Cultura de Setúbal é um polo dinamizador da atividade artística desenvolvida no concelho de Setúbal, conciliando diferentes valências que se encontram ao serviço do movimento associativo e, principalmente, da população. Contêm a Escola de Música, dinamizada pela Sociedade Musical Capricho Setubalense; o Centro de Documentação Local, Estudo e Promoção da Canção Popular Portuguesa, dinamizado pela Associação José Afonso; o Espaço das Artes, dinamizado pela Artiset – Associação de Artistas Plásticos de Setúbal; o Centro de Documentação Local, dinamizado pelo Centro de Estudos Bocagianos. Entre os seus serviços e equipamentos estão: Artes Café, Sala José Afonso, Salão Nobre, Galeria de exposições, Sala de ensaio, Estúdio de gravações, Receção/Loja.

Casa da Cultura de Setúbal

Casa da Cultura de Setúbal

Fórum Municipal Luísa Todi

O Fórum Municipal Luísa Todi é a maior sala de espetáculos do concelho de Setúbal. Após a concretização de um projeto de requalificação do atual edifício o Fórum Municipal Luísa Todi reabriu ao público a 15 de setembro de 2012 totalmente modernizado. O equipamento cultural está dotado de uma panóplia de valências que tornam possível o acolhimento de eventos de diferentes estilos artísticos, assim como iniciativas com outras características, tais como congressos e seminários.

O edifício atual foi inaugurado a 24 de julho de 1960, como Cineteatro Luísa Todi, num projeto assinado pelo arquiteto Fernando Silva, responsável por projetos emblemáticos, nomeadamente em Lisboa, como o edifício Imaviz, o Hotel Sheraton ou o Cinema São Jorge.

Fórum Municipal Luísa Todi

Fórum Municipal Luísa Todi

0 comentários

Deixe um comentário

Quer participar?
Deixe a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *