Setúbal e os seus auditórios

Fórum Municipal Luísa Todi
Auditórios de Setúbal

Salas de espetáculo musical e dança do Concelho

  • A Gráfica – Centro de Criação Artística
  • Auditório Bocage
  • Auditório José Afonso
  • Casa da Cultura
  • Fórum Municipal Luísa Todi
A Gráfica – Centro de Criação Artística

A Gráfica – Centro de Criação Artística é um espaço onde todas as formas de pesquisa e expressão artística contemporânea se fundem: artes visuais, performativas, design, literatura, cultura digital, arquitetura, entre outras.

A Gráfica - Centro de Criação Artística

A Gráfica – Centro de Criação Artística

Auditório Bocage

Construído pela Junta de Freguesia de São Sebastião, implantado num terreno cedido pelo município, na avenida Nuno Álvares, o Auditório Bocage foi inaugurado a 26 de abril de 2021, no âmbito do programa de comemorações do 25 de Abril.

Auditório Bocage

Auditório Bocage

O novo equipamento polivalente da Junta de Freguesia de S. Sebastião, construído ao lado do Polo Operacional de Monte Belo, pretende criar uma nova dinâmica cultural no território, promovendo o acesso dos cidadãos a eventos culturais de proximidade e oferecendo a toda a população, particularmente ao movimento associativo, à comunidade educativa e aos artistas locais, um espaço para acolher as suas iniciativas.

Composto por uma sala polivalente com capacidade para cerca de 200 pessoas, equipada com cadeiras amovíveis, um palco de medidas generosas e dois camarins, o espaço está apto para a realização de atividades de diversas naturezas, desde eventos institucionais, a espetáculos artísticos, passando por exposições, feiras e outras atividades que a comunidade local deseje.

Reciclanda

Reciclanda

O projeto Reciclanda promove a reutilização, reciclagem e sustentabilidade desde idade precoce.

Com música, instrumentos reutilizados, poesia e literaturas de tradição oral, contribui para o desenvolvimento global da criança e o bem estar dos idosos. Faz ACD e ALD (formações de curta e longa duração), realiza oficinas de música durante o ano letivo e dinamiza atividades em colónias de férias. Municípios, Escolas, Agrupamentos, Colégios, Festivais, Bibliotecas, CERCI, Centros de Formação, Misericórdias, Centros de Relação Comunitária, podem contratar serviços Reciclanda.

Contacte-nos:

António José Ferreira
962 942 759

Auditório José Afonso

O Auditório José Afonso é um auditório ao ar livre, equipamento de caráter lúdico, vocacionado para artes do espetáculo, construído sob a forma de pórtico e localizado no Largo José Afonso, junto da Avenida Luísa Todi.

O auditório, edificado no âmbito do programa Viver Setúbal – POLIS e inaugurado em 2005, tem uma estrutura no formato de um grande arco cénico que enquadra um auditório ao ar livre, com capacidade para 2500 espetadores. O pórtico, com perto de 20 metros de altura, serve de estrutura de apoio ao palco, sustendo uma teia metálica motorizada com capacidade para ser adaptada a espetáculos com necessidades diferentes.

Auditório José Afonso

Auditório José Afonso, graffiti Sérgio Odeith

O street artist Sérgio Odeith pintou, em 2014, um graffiti em toda a extensão da empena sul do auditório, reproduzindo uma fotografia do início do século XX, do acervo do Arquivo Fotográfico Américo Ribeiro, na qual é retratado um menino vendedor de pássaros. A iniciativa, que constituiu uma homenagem ao fotógrafo setubalense Américo Ribeiro, foi realizada no âmbito do projeto “Arte em Toda a Parte”, promovido pela Immochan, com o apoio da Câmara Municipal, e que incluiu várias manifestações artísticas de caráter urbano no decurso da construção do centro comercial Alegro Setúbal. “O Rapaz dos Pássaros”, como ficou conhecida a obra de Odeith, foi eleito em 2014, pelo movimento I Support Street Art, um dos melhores 24 murais de todo o mundo.

Casa da Cultura

A Casa da Cultura de Setúbal é um polo dinamizador da atividade artística desenvolvida no concelho de Setúbal, conciliando diferentes valências que se encontram ao serviço do movimento associativo e, principalmente, da população. Contêm a Escola de Música, dinamizada pela Sociedade Musical Capricho Setubalense; o Centro de Documentação Local, Estudo e Promoção da Canção Popular Portuguesa, dinamizado pela Associação José Afonso; o Espaço das Artes, dinamizado pela Artiset – Associação de Artistas Plásticos de Setúbal; o Centro de Documentação Local, dinamizado pelo Centro de Estudos Bocagianos. Entre os seus serviços e equipamentos estão: Artes Café, Sala José Afonso, Salão Nobre, Galeria de exposições, Sala de ensaio, Estúdio de gravações, Receção/Loja.

Casa da Cultura de Setúbal

Casa da Cultura de Setúbal

Fórum Municipal Luísa Todi

O Fórum Municipal Luísa Todi é a maior sala de espetáculos do concelho de Setúbal. Após a concretização de um projeto de requalificação do atual edifício o Fórum Municipal Luísa Todi reabriu ao público a 15 de setembro de 2012 totalmente modernizado. O equipamento cultural está dotado de uma panóplia de valências que tornam possível o acolhimento de eventos de diferentes estilos artísticos, assim como iniciativas com outras características, tais como congressos e seminários.

O edifício atual foi inaugurado a 24 de julho de 1960, como Cineteatro Luísa Todi, num projeto assinado pelo arquiteto Fernando Silva, responsável por projetos emblemáticos, nomeadamente em Lisboa, como o edifício Imaviz, o Hotel Sheraton ou o Cinema São Jorge.

Fórum Municipal Luísa Todi

Fórum Municipal Luísa Todi