Sines e os seus auditórios
Auditórios em Sines
Centros de Espetáculos do Concelho
O Musorbis é um projeto inovador de mapeamento musical do País e tem condições de ser desenvolver quando há parcerias com os municípios.
Centro de Artes de Sines
Vencedor do prémio AICA/MC 2005 e finalista do Prémio Mies van der Rohe 2007, o Centro de Artes de Sines é um edifício marcante da arquitetura portuguesa contemporânea e o principal equipamento cultural e de suporte às artes e educação em Sines. É um projeto de Francisco e Manuel Mateus que tomou como ideia estruturante a criação de um edifício de exceção que agregasse várias funções, servisse todas as camadas da população e funcionasse ao mesmo tempo como parte da cidade e porta do centro histórico. A sua atividade divide-se em vários espaços e valências: Auditório, Arquivo Municipal de Sines, Biblioteca Municipal de Sines, Centro de Exposições, Serviço Educativo e Cultural, Apoios. Localiza-se à entrada do centro histórico da cidade de Sines, na confluência da Rua Cândido dos Reis com a Rua Marquês de Pombal. Se chegar de automóvel, recomenda-se como lugares de estacionamento as zonas do Mercado Municipal e do Jardim das Descobertas e junto ao Castelo. Todos estes locais implicam um percurso a pé inferior a três minutos até ao Centro de Artes.
A 27 de novembro de 2024, o CAS apresentou um concerto realizado exatamente no dia em que se comemora o 10.º aniversário da classificação, pela UNESCO, do Cante Alentejano como Património Cultural e Imaterial da Humanidade. Pedro Mestre evoca o mais genuíno toque da viola campaniça, que desde sempre acompanhou os cantes de improviso no Alentejo. No espectáculo, apresentou temas inéditos da sua autoria com arranjos de José David, bem como temas do cancioneiro tradicional alentejano. Além da viola campaniça, esteve presente o cante alentejano, com o Grupo Coral Os Cardadores da Sete.
GPS: -8º52´5.5 ; 37º57´24.23
Fonte: CMS