Torres Vedras e os seus auditórios

Teatro-Cine de Torres Vedras

Auditórios de Torres Vedras

Salas de espetáculo do Concelho

Teatro-Cine de Torres Vedras

O Teatro-Cine foi inaugurado oficialmente a 1 de abril de 1923. Foi batizado com o nome do ator Ferreira da Silva, falecido nesse ano. As primeiras décadas, sobretudo com o advento do cinema sonoro, foram marcadas pelo sucesso das exibições cinematográficas, que constituem a maioria da sua programação, mas também das apresentações de teatro revista.

Em 1997, a Câmara Municipal de Torres Vedras adquiriu o edifício e iniciou a sua requalificação. Mantendo a sua traça original, mas profundamente alterado e modernizado em termos técnicos e de conforto, reabriu ao público em 2001. A sala passou a designar-se “Teatro-Cine de Torres Vedras”.

O Teatro-Cine assume-se como um espaço central para a estratégia de promoção das artes e da cultura e, como tal, da política cultural do Município de Torres Vedras. É uma sala com 412 lugares e sustenta uma programação regular, abrangente e diversificada, baseada na promoção da cidadania e na democratização do acesso às Artes e à Cultura. As suas opções artísticas conjugam um conjunto extenso e diversificado de expressões, autores – emergentes e consagrados –, nacionais e internacionais.

O Teatro-Cine de Torres Vedras procura ser uma instituição catalisadora da criação artística e da formação e desenvolvimento técnico no campo das artes performativas. Desenvolve uma programação transdisciplinar, cumprindo uma missão de serviço público de cariz cultural na área territorial onde se encontra inserido, trabalhando em estreita proximidade com agentes culturais ancorados localmente investindo, além da sua programação geral, num projeto educativo orientado para a comunidade escolar, grupos vulneráveis e sub-representados.

Território e instrumento para o desenvolvimento e confronto de ideias, emoções e sentimentos, o Teatro-Cine de Torres Vedras está ao serviço da imaginação coletiva da comunidade que serve, assumindo-se uma “casa de portas abertas” para todos os cidadãos e cidadãs que recebe. Possuindo como principal objetivo a difusão e criação de atividades artísticas, culturais e educativas, no campo das Artes Performativas, procura promover uma programação de qualidade, assumindo, também, um trabalho regular de coproduções e formação.

Como eixo complementar à programação do equipamento municipal, O Teatro-Cine de Torres Vedras promove um amplo e eclético conjunto de ações lúdicas e pedagógicas, nomeadamente o Festival Acordeões do Mundo, o Festival Novas Invasões, as Noites do Parque ou o Static – Festival de Estátuas Vivas, que se propõem a um importante reforço de democratização no acesso às Artes e à Cultura, contribuindo para o progressivo desenvolvimento e abertura de novos e essenciais territórios de reflexão crítica e diálogo intersubjetivo.

O Teatro-Cine integra a Artemrede, a Rede Cultura 2027, e a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.

Fonte: RTCP

Teatro-Cine de Torres Vedras

Teatro-Cine de Torres Vedras