Castelo de Paiva e os seus órgãos de tubos
Órgãos de tubos de Castelo de Paiva
Órgãos e atividade organística no Concelho
Igreja de Santa Eulália de Pedorido
Histórico e Especificações do Órgão Karl Lötzerich (1971)
O órgão de tubos da Igreja de Santa Eulália de Pedorido, inaugurado a 8 e benzido a 9 de novembro de 2025, é uma obra da oficina Karl Lötzerich Orgelbau, de Ippinghausen/Kassel (Wolfhagen, Alemanha), construída em 1971.
O órgão foi originalmente instalado na Igreja de São Mateus (St. Matthäus), em Dortmund-Körne, onde permaneceu até ao encerramento daquela paróquia. Após a desativação da igreja, o órgão foi transferido para a Paróquia da Igreja Evangélica de Bottrop, no estado da Renânia do Norte-Vestfália, sendo reinstalado no final da década de 1980, mais precisamente na Igreja de Paul-Gerhardt, em conjunto com a reforma estrutural e estética do templo.
Foi instalado em Pedorido pela OVTAVA REAL.
Trata-se de um instrumento de concepção mecânica moderna, representativo da escola organística alemã da segunda metade do século XX, com 21 registos distribuídos em dois manuais e pedaleira (21/II + P). O órgão apresenta a sonoridade clara e equilibrada característica das construções da oficina Lötzerich, reconhecida por aliar tradição artesanal e soluções técnicas contemporâneas.
Disposição
Manual I (Hauptwerk – HW):
Prinzipal 8′
Koppelflöte 8′
Oktave 4′
Rohrflöte 4′
Quinte 2 2/3′
Waldflöte 2′
Hörnlein 2 fach
Mixtur 4–5 fach
Fagott 8′
Manual II (Schwellwerk – SW):
Holzgedackt 8′
Hohlflöte 4′
Prinzipal 2′
Sifflöte 1 1/3′
Zimbel 3 fach
Krummhorn 8′
Pedal:
Subbaß 16′
Prinzipalbaß 8′
Gedacktbaß 8′
Choralbaß 4′
Rauschwerk 4 fach
Posaune 16′
Este instrumento constitui um valioso exemplo da produção da oficina Karl Lötzerich Orgelbau, destacando-se pela sua solidez construtiva, clareza tímbrica e versatilidade tanto em contexto litúrgico como concertístico.

Órgão da igreja de Santa Eulália de Pedorido



António José Ferreira



